Samir Dos Santos Teixeira

18 de nov de 20214 min

Saiba Como Definir seu Público-Alvo em Apenas 4 Passos Bem Simples

O sucesso de um negócio, independentemente do nicho de mercado, esbarra inevitavelmente no pleno conhecimento de seu público-alvo. Para entender esta premissa, basta considerar que você está oferecendo soluções, sejam serviços ou produtos, para alguém.

Mas quem é exatamente este alguém? Se você não o conhecer, não souber de suas preferências, ações, onde está mais presente, etc., não vai conseguir alcança-lo e, teoricamente, suas soluções não estarão fluindo, comercialmente falando.

Mas o que é exatamente este público-alvo e como defini-lo? Neste artigo, você vai entender com maior precisão o que é um público-alvo, sua importância e principalmente como defini-lo. Acompanhe.


Definição de Público-Alvo

A definição de público-alvo é bem simples: nada mais são do que um grupo específico de consumidores que possuem características semelhantes e que, em tese, estarão mais propensos a adquirir seus produtos e/ou serviços.

Eles não são seus clientes...ainda! Mas possuem real potencial de se tornarem. É comum que um público-alvo seja definido através de diversas e diferentes pesquisas e estudos de mercado.

E o que exatamente você estaria pesquisando? São diversas informações como gênero, idade, a classe social, preferências e até hobbies. Todas estas informações serão coletadas e formarão, deste modo, as características do perfil de seu público-alvo.

Claro que quanto mais completos forem estes dados coletados, mais preciso será este perfil de seu público-alvo e maiores chances você terá de conquista-lo e construir um bom relacionamento com ele, em questão inclusive das melhores estratégias de marketing para o seu negócio, como:

  • Desenvolvimento de uma linguagem e de uma identidade que estejam diretamente atreladas com o seu público;

  • Definição mais precisa e eficaz dos seus canais de comunicação para com este público;

  • Produção de Conteúdos Relevantes para definitivamente conquistar e atrair este público-alvo;

  • Maior precisão também de como e quando oferecer promoções especiais;

  • Remodelar seu produto ou serviço, realizando possíveis alterações no mesmo, de acordo com as principais preferências do seu público-alvo.

Público-Alvo é o Mesmo que Persona? Entenda.

Possuem conceitos muito parecidos, mas não são exatamente a mesma coisa. Na verdade, o público-alvo é uma representação geral dos seus futuros clientes.

Apesar de contar com dados e informações sobres este mesmo público, coletados em pesquisas e estudos previamente realizados, estes não são totalmente precisos...são generalizados.

No caso de um persona, cria-se um perfil considerado semifictício de seu provável cliente ideal, abrangendo outros aspectos importantes como:

  • Comportamentos;

  • Motivações;

  • Metas;

  • Dores;

  • Desafios;

  • Sonhos;

  • Realizações, etc.

O resultado de tudo isso será uma pessoa (fictícia) com características e informações mais precisas e que representará o seu persona. De forma generalizada, este persona é também, obviamente, a face-perfil do seu público-alvo.

Confira os 4 Passos Bem Simples para Definir seu Público-Alvo

1º. Conheça Bem o Mercado em Que Atua

Sem dúvida alguma, entender o mercado que corresponde ao seu nicho é o primeiro passo – e possivelmente um dos mais importantes – para conseguir identificar com a maior precisão possível o seu público-alvo.

É provável que você imagine que já tem isso bem definido, afinal, é o mercado pelo qual sua empresa atua. Mas este conhecimento não se refere única e exclusivamente às características de um nicho.

Nesta definição você precisará considerar e conhecer bem também fatores sociais, ambientais, tecnológicos e até culturais que poderão influenciar positivamente ou negativamente o próprio desempenho do seu negócio.

Pois é: o assunto é sério!

Muito deste conhecimento, inclusive, você vai conseguir absorver de seus próprios concorrentes. Como ponto de partida, analise pesquisas do IBGE, por exemplo, ou de outros órgãos referenciados e que estejam ligados ao seu nicho.

2º. Quais as Soluções que o Seu Negócio Oferece?

Você pode não pensar nisso, mas é fato que toda empresa tem como objetivo principal solucionar os problemas e as necessidades de seus clientes, ofertando seus produtos e/ou serviços.

Se você fabrica ou comercializa torneiras, por exemplo, alguém está precisando trocar ou implantar torneiras novas em sua residência. Assim, sua empresa vai “solucionar” o problema deste “alguém”. Simples assim.

Tendo isto como tese, pergunte-se:

  1. Qual o problema que minha empresa está propondo resolver?

  2. Qual o perfil e que tipo de pessoa (consumidor) possuem o problema que meu produto ou serviço promete resolver?

Deste modo, fica mais fácil identificar seu público-alvo. Seguindo o exemplo das torneiras, seu público provavelmente seria:

  • Construtoras;

  • Homens casados e pais de família;

  • Arquitetos;

  • Projetistas;

  • Engenheiros, entre outros.

Claro que aqui ainda cabem outras análises para definir estrategicamente o seu público-alvo, mas é com certeza um ponto importante que precisa ser levado em consideração.

3º. Pesquise Muito e Defina Melhor seu Público-Alvo

Jamais trabalhe no “chute”. Todo tipo de estratégia envolve sempre muito planejamento e pesquisa. É deste modo que você vai ter base (baseado em fatos) para todo tipo de definição, ligada às melhores estratégias e práticas do seu negócio como também na definição de seu público-alvo.

Existem muitas maneiras de fazer este tipo de pesquisa. Formulários online, por exemplo, são uma ótima opção, sejam pelas redes sociais, sejam através de e-mail marketing.

A partir do momento que você colher todas estas informações, terá que formata-las e cruzá-las, para definir o seu público alvo. Existem muitas ferramentas, inclusive online, para se fazer isso. Um bom exemplo é cruzar os dados obtidos com as informações da sua empresa já extraídas, utilizando o Google Analytics.

Ao final, você conseguirá definir alguns critérios muito importantes para a formalização deste seu público-alvo, como por exemplo:

  • Dados Demográficos como gênero, a idade, nível de renda e educação, estado civil e até financeiro;

  • Dados Geográficos como o local onde vivem seus potenciais consumidores e clientes;

  • Se seu produto é destinado ao consumidor final ou às empresas;

  • O Tipo de Geração, ou seja, se o seu potencial cliente é da geração Baby Boomer, Millenial , Geração X ou Z;

  • Dados Sobre as Principais Características Psicológicas, ou seja, conseguir identificar e especificar se existe algum comportamento considerado relevante presente em quem irá comprar de sua empresa;

  • Qual o Ciclo de Vida, ou seja, se seu público são pessoas casadas, recém-casadas, está esperando um bebê, se já são pais com filhos adultos ou não, entre outros.

4º. Faça Uso das Ferramentas Digitais Disponíveis

Elas existem para facilitar a sua vida e também para delimitar com mais precisão o cruzamento de dados e informações diversas e, portanto, precisam e devem ser utilizadas.

Uma destas ferramentas é o próprio Google Analytics, mas existem outras como o Google Think e o Google Trends, por exemplo, onde este último serve exatamente para se conseguir visualizar melhor o que está sendo mais pesquisado no mundo naquele momento.

No nosso próximo post, falarei sobre como definir o seu persona. Fique ligado.

    80
    0