top of page
  • Foto do escritorSamir Dos Santos Teixeira

Marketing do Seu Negócio: 5 Razões para Contratar um Redator Profissional


Marketing digital conteúdo

Como dono do seu próprio negócio, você é a pessoa mais próxima de sua própria empresa e a pessoa mais indicada para escrever sobre ela, correto? Mas a verdade é que nem todos podem escrever bem – até mesmo sobre o que mais conhecem. E muito menos sabem o que exatamente seus leitores querem ouvir.


Existem diferentes tipos de escrita para diferentes fins. Existem as cartas, memorandos, e-mails comuns, mensagens abreviadas das redes sociais e aplicativos de mensagens, livros, jornais, editorias e conteúdo para o marketing.


E por serem “diferentes”, já é possível entender que cada uma destas escritas tem suas próprias características, que lhe são, obviamente, peculiares. Assim sendo, por conceito, “escrever” pode ter diferentes sentidos e técnicas que lhe são específicas para cada situação, além do canal utilizado para esta escrita.


Conteúdos para o marketing possuem características próprias. Não são meras palavras contando sobre o seu negócio, sobre o quanto o seu produto ou serviço são bons ou tipo “compre o meu produto porque ele é melhor”.


Estes conteúdos para o marketing possuem um embasamento estratégico, um estudo de público-alvo, das características do seu produto ou serviço e até mesmo dos seus concorrentes, além de técnicas que requerem estudo para serem aplicadas.


Um especialista em marketing de conteúdo pode transformar um texto embaçado em algo verdadeiramente cativante, algo que realmente consiga captar o tom certo de voz de sua marca, de seu produto ou serviço.

Confira abaixo 5 razões para se contratar um profissional do marketing de conteúdo – redator:



1. Redatores Profissionais Economizam seu Tempo e Dinheiro

Pode não parecer, mas textos construídos totalmente alinhados com a sua estratégia de marketing são absolutamente efetivos quanto aos resultados que se espera deles.


O que isso significa? Significa que seu marketing terá muito mais poder de convencimento e os resultados serão bem mais positivos, assertivos, por assim dizer. Isto é ganho de tempo e, consequentemente, menores custos.


Quanto mais assertivo for seu marketing, maiores e melhores resultados você terá, sem ter que refazer suas estratégias e, por conseguinte, gastar mais dinheiro com isso.




2. Escrita Ruim não Parece Profissional

“Quem sabe escrever sabe bem o que pareçe estranho ao que se ve mais muita vezes não se percebe bem o que estará estranhamente estranho ao que se queria transmitir naquela mensagem que foi escrita pelo escritor.”


Terrível, não é? Ler um texto como o escrito acima simplesmente vai espantar seus clientes. Eles ficarão assustados e, se o texto é tão ruim assim, imagine o produto ou serviço que você vende.


“Quem sabe escrever, sabe que as vezes o que foi escrito não traduz eficientemente o que se quer transmitir, mas isso não é perceptível para quem não possui o conhecimento necessário para esta escrita, uma vez que não se conseguiu colocar em palavras o que realmente era para ser transmitido.”


Ficou melhor assim?




3. Escrever Para o MKT não é Só Gramática e Redação

Muito longe disso. Em um conteúdo voltado para o marketing estão inseridas diferentes técnicas específicas para se alcançar os objetivos e metas de seu planejamento de marketing, bem como da estratégia definida para aquela etapa do mesmo.


São links, gatilhos, chamadas para a ação (CTA), distribuição do próprio texto de forma adequada, entre muitas outras técnicas que só um redator profissional, que estudou sobre o assunto e sobre marketing, consegue ter.


Assim, não é apenas uma questão de escrever gramaticalmente correto, ou técnicas de redação, do tipo que se deve ter em um vestibular, por exemplo. Claro, a gramática, concordância verbal, uso correto dos pronomes e até uma boa digitação são premissas.


Por serem premissas, subentende-se que um redator profissional já tenha tudo isso em seus textos. Seu foco será na estratégia de marketing definida, no seu persona, na sua marca e produto.




4. Melhores Resultados de suas Campanhas

Se os textos produzidos para suas campanhas de marketing forem assertivos, ou seja, conseguirem alcançar os propósitos de sua estratégia e planejamento de marketing, consequentemente os resultados serão bem mais positivos.


Isso representa, na prática, custos bem menores para o marketing do seu negócio. E não pense que ao se falar de marketing digital para empresas estou me referindo à grandes organizações.


Nada disso e, muito pelo contrário, pequenos negócios são os que mais precisam deste marketing, um marketing que seja objetivo e direto, mais assertivo e que traga resultados mais rapidamente. Pense nisso!



5. Seus Conteúdos NÃO São Para Você!

Exatamente isso: seus conteúdos não são construídos para lhe agradar. Eles são feitos pensando no seu público, no que seu público gosta e, claro, para agradá-lo.


Aqui envolve tipos específicos de linguagem, caracterização de conteúdos e muitas outras técnicas que farão com que seu público e potenciais clientes gostem do que estão lendo e, consequentemente, acreditem na sua marca, nos seus produtos ou serviços.


A diferença é peculiar e bem sutil. Você pode entender que as calças jeans que fabrica e vende, por exemplo, são boas porque são resistentes e o tecido nunca desbota.


No entanto, seu público pode ser atraído a comprar as calças jeans que você fabrica porque elas possuem um desenho mais jovial, porque usar jeans está na moda (ou nunca sai da moda), porque quem usa calças jeans tem uma “pegada” diferente, mais estilosa, e tantos outros adjetivos possíveis.


O exemplo acima é só para que se perceba que o seu público tem uma visão diferente do que realmente é relevante para eles nas calças que você vende, além de ter sua própria linguagem. Você não vai usar gírias, por exemplo, quando estiver escrevendo um texto para vender ternos e gravatas.


E no exemplo das calças, seu público pode não estar preocupado com resistência e durabilidade dos jeans que consome e sim com a imagem que eles lhe emprestam.


Todos estes exemplos são bem simples, apenas para se ter uma ideia do que estou falando.


Se quiser saber mais sobre redatores profissionais, clique AQUI.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page