top of page
  • Foto do escritorSamir Dos Santos Teixeira

O Marketing Está Presente na Vida da Maioria das Pessoas. Você Sabe Como?


marketing digital

Querendo ou não querendo, percebendo ou não percebendo, verdade é que o Marketing está sim presente em nossas vidas, de uma forma ou de outra, todos os dias e influencia efetivamente nossas decisões. Você Sabia Disso?


É verdade, o marketing se apresenta de diversas maneiras diferentes e influencia a vida da população em geral. Muitas de nossas decisões são diretamente influenciadas por este marketing, e não estou me referindo apenas às compras que fazemos.


O marketing tem o poder de influenciar também suas preferências por um curso ou até mesmo uma carreira. Consegue atuar em suas escolhas pelo parceiro ideal. Não acredita?


Neste post, vou detalhar melhor como tudo isto funciona. Acompanha.




O Marketing me Obriga a Fazer o que Não Quero?

É preciso dizer, antes de mais nada, que esta “influência” do marketing não pode ser vista como algo negativo apenas. Tudo vai depender do indivíduo, das circunstâncias e de outros tantos fatores, explícitos e implícitos.


Os recursos do marketing na prática não te obrigam a tomar uma ação, seja a de comprar um produto, serviço, fazer um curso ou mesmo seguir alguma ideia relacionada à alguma coisa. Estes recursos apenas lhe estimulam neste sentido.


A ação, conscientemente ou inconscientemente, será sua de fazer ou não fazer. Por este motivo não podemos enxergar o marketing como um vilão influenciador de opiniões, ele apenas consegue influenciar na maioria das vezes sua opinião sobre as coisas.




A Influência do Marketing em Nossas Vidas

O marketing trabalha encima de estímulos. Na maioria das vezes considera opiniões e vontades coletivas, apesar de também considerar as individuais. É por este motivo que exerce certa influência sobre nós.


Estudos relacionados (como o Neuromarketing, por exemplo) levam em consideração inúmeros fatores neurais da massa populacional e do ser humano e transformam isso em ações de marketing que possam inspirar, instigar ou influenciar mesmo as pessoas.


São os chamados gatilhos mentais, que podem levar você à uma ação imediata ou não. Conheça alguns:


  • Gatilho da Descoberta: a descoberta gera curiosidade e o ser humano é naturalmente muito curioso, por mais que você pense que não é.

  • Gatilho da Prova Social: as pessoas costumam confiar em métodos que já geraram resultados a alguém. É o famoso “...se foi bom para ele (a), porque não será pra mim também? ”

  • Gatilho da Escassez: as pessoas têm muito medo de perder algo que parece bom e que poderão não conseguir depois, se não comprarem já. Um bom exemplo são aquelas promoções relâmpago: as vezes você nem precisa do produto naquele momento, mas compra assim mesmo, porque a promoção vai acabar e você vai pagar mais caro.

  • Gatilho do Medo: as pessoas têm muitos medos, de diferentes âmbitos e muitos destes estão no inconsciente. Quando você oferece soluções para estes medos, gera uma ação imediata por parte do indivíduo.

  • Gatilho da Aceitação: a maioria das pessoas possuem algo de que não aceita, seja em si mesmas ou na situação em que se encontra e com toda a certeza gostariam de dar um basta nisso.

  • Gatilho da Gratuidade: quem não gosta de um “pague 4 e leve 5”? Quase que irresistível, não é mesmo. Aqui também, muitas vezes, você nem precisa do produto, mas não pode perder esta promoção incrível.

  • Gatilho da Dificuldade: este gatilho tem a função de primeiro apresentar a dificuldade, o problema e logo em seguida a grande solução. O impacto é direto nas pessoas.

Existem ainda muitos outros gatilhos e técnicas do marketing para envolver o consumidor e leva-lo à uma ação. Nem sempre esta ação é a de comprar alguma coisa. De repente, quero apenas que você leia os artigos do meu blog de receitas.


Por trás deste blog há uma monetização. Pode ser que você pegue receitas em meu blog todos os dias e não compre absolutamente nada que aparece nele em formato de banners e links, mas mesmo assim a monetização acontece.




A Caracterização e Importância do Persona

O persona, para todo planejamento de marketing digital, tem papel fundamental na estratégia como um todo. Mas o que é um persona, afinal? Ele é uma figura, que toma corpo e quase alma: o persona tem filhos, emprego, casa própria ou alugada, tem hobbies e muitas outras características.


Por definição, personas são personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuário dentro de um alvo demográfico, atitude e/ou comportamento definido que poderia utilizar um site, uma marca ou produto de um modo similar. Personas são uma ferramenta ou método de segmentação de mercado. (Fonte Wikipédia).


Nada melhor que um exemplo para explicar a função do persona nas estratégias de marketing. Suponhamos que eu venda papinhas para bebês e estas papinhas possuam ingredientes diferenciados, uma embalagem mais chique que as outras e que só use alimentos orgânicos, por exemplo.


Quem compra papinhas para bebês no supermercado? Na maioria das vezes são as mães, preocupadas com a alimentação de suas crianças. Mas esta papinha do exemplo, por suas próprias características, será mais cara que as demais. Assim, preciso pensar em mães de uma classe A, no máximo B.


A partir deste ponto, faço um estudo comportamental destas mães: dou um nome para esta mãe/persona, idade, digo onde mora, como mora, se é casada ou mãe solteira, se tem carro, se trabalha, qual seu hobbie e preferências, se usa redes sociais ou não, o que detesta e adora.


Com este material, consigo “falar” na mesma linguagem que estas mães, fazendo com que as mesmas se interessem pela minha papinha. Claro que este exemplo é simbólico, bem como a definição deste “material”, que precisa de várias outras análises.


Mas com este exemplo já é possível perceber a importância do persona. Toda a minha estratégia de marketing vai se embasar nesta mãe/persona que eu defini, desde postagens à cartazes e campanhas de marketing.


Interessante, não?




Sou Blogueiro (a), não Uso Ferramentas do Marketing

Esta afirmação é no mínimo equivocada. Youtubers, blogueiros, influenciadores digitais usam sim, todos os dias, diversas ferramentas do marketing digital e, se não fosse assim, não conseguiriam sucesso em seus vídeos e posts diários.


Por isso, mesmo para estes, é interessante estudar um pouco mais sobre marketing digital e todas as suas vertentes. Com certeza todo o material produzido por esses blogueiros, Youtubers, etc., terá muito mais consistência e até qualidade.


O marketing digital tem vários segmentos: vídeos, artigos, cartas de vendas, advertoriais, produção de conteúdos, matérias, fotos e imagens, controle de tráfego, análise de resultados (que envolve vários indicadores específicos) e muito mais.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page