top of page
  • Foto do escritorSamir Dos Santos Teixeira

Comunicação: Do Ontem ao Amanhã


Comunicação passado futuro

Não seria errado dizer que a comunicação é a essência de todos os seres, afinal, até mesmo os animais se comunicam entre si através de sinais (que podem incluir pistas visuais), dos sons, químicas (envolvendo feromônios) ou táteis (baseadas em toque).


Nós seres humanos ultrapassamos diversas barreiras da comunicação, desde escritas hieroglíficas em pedras, no Antigo Egito, à internet que nos dá infindáveis possibilidades diferentes de comunicação em torno do mundo.


Por isso acredito que seja importante falarmos um pouco deste passado da comunicação, exatamente para podermos relacionar com o que existe hoje e, em paralelo, visualizarmos o que vem por aí, no futuro, para que possamos nos preparar para ele. Boa leitura.




O Passado da Comunicação



Nasce um bebê e você precisa avisar ao pai, que está em viagem pela Europa. Imediatamente, redige uma carta contando a emoção do momento e pedindo que este retorne o mais breve possível. Nos séculos XVII e XVIII, por exemplo, esta carta poderia demorar muitos dias para chegar até o destinatário.


Você com certeza não existia e talvez nem mesmo o seu trisavô quando uma carta oficial foi enviada para o vilarejo de Seix, na França. Mas ela só foi entregue, acreditem, 220 anos depois. (SuperInterssante.com)


E naquele tempo as cartas realmente entregues eram pagas por quem as recebia e na maioria das vezes esta pessoa já tinha mudado de endereço ou até mesmo falecido.

Muitas destas correspondências, inclusive, foram preservadas para efeito histórico onde, na verdade, eram cartas que jamais foram entregues. Difícil de imaginar isso?


A carta tem um valor simbólico e muito importante na comunicação humana. Claro que haviam outras formas de se comunicar: em mensageiro local e até os pombos correios.


E por falar neles, os pombos não levavam uma mensagem espontaneamente ao destinatário, como muita gente pensa. Ele, na verdade, era transportado de seu local de origem até um certo ponto de partida, pois deste ponto ele saberia como retornar à sua casa.


Os pombos são fiés aos parceiros e ao grupo, sempre retornando ao ponto de origem. E porque estou dizendo tudo isso?


Para que possamos ter a dimensão de como era a comunicação das pessoas ao redor do mundo: difícil, não é mesmo? Até quando os sistemas de correspondência foram oficializados pela maioria dos governos, não havia qualquer garantia de que sua carta chegaria ao destino.


Eram enviadas geralmente por navios, que seguiam pelo Atlântico ou até pelo Pacífico até o destino. Só que neste meio tempo, muitas se perdiam, eram destruídas ou o destinatário não estava mais no endereço indicado (ou até já tinha falecido, como já comentei aqui).

Mesmo assim, as cartas tiveram um importante papel na comunicação entre os povos.




O Progresso Favorecendo a Comunicação

Os primeiros sinais tecnológicos que vieram a favorecer a comunicação surgiram com a criação do telégrafo, que também era um meio de comunicação escrita, mas à distância.


Por volta de 1790, o engenheiro francês Claude Chappe construiu uma ferramenta revolucionária para a época que era capaz de enviar letras e frases por meio de um sistema ótico. Era simplesmente incrível.


Mas só quase um século depois que Samuel Finley Morse criou o telégrafo que conhecemos hoje, bem mais prático e simples, pois encaminhava mensagens a longas distâncias por meio do conhecido código Morse. Inclusive, ele foi muito utilizado nas guerras.


Mas e o telefone? Sim, ele foi o mais revolucionário dos revolucionários. Era simplesmente inimaginável falar com alguém à distância ao vivo, em tempo real.


Ele surgiu cerca de 32 anos depois da primeira transmissão feita por um telégrafo e sua invenção foi inicialmente atribuída a Alexander Graham Bell, por volta de 1876.


No entanto, os Estados Unidos e seu congresso disse reconhecer a invenção pelo italiano Antonio Meucci, em 1860. Seja como for, o telefone já existia e foi uma criação importante para a comunicação humana. Reinou por anos.




O Futuro da Comunicação



O telefone e as linhas de comunicação, verdadeiramente, abriram muitas portas para a comunicação. Hoje, se o mesmo bebê nascesse e o pai estivesse na Europa, bastava enviar uma simples mensagem via WhatsApp e pronto, ele já saberia.


Melhor ainda: você poderia se comunicar ao vivo com o pai, para que pudesse ver o filho que nasceu. Este espaço tempo desde as cartas até recursos onde podemos falar com qualquer um, visualmente, ao redor do mundo parece ter mesmo séculos de distância.


Só que nem tanto. Nos tempos de hoje, você com certeza lembra ou tem um parente próximo que viveu na época onde o envio e recebimento de cartas era intenso e o telefone era o recurso tecnológico de comunicação mais moderno que existia.


No passado, falar em progresso significava passar de uma locomotiva para os automóveis a combustão. Mas a tecnologia rompeu as barreiras do tempo impostas pelo progresso: ela simplesmente é muito mais rápida.


O mais moderno hoje, pode não ser mais daqui há alguns poucos meses...dias até, dependendo do recurso tecnológico que estamos falando. Tem noção disso?

No “hoje”, é impensável não conseguir falar com alguém em tempo real. Você e os próprios negócios, a economia, política e outros mecanismos sociais não sobreviveriam sem esta comunicação online, rápida.


Imagina pedir uma pizza através de uma carta? Não dá, não é mesmo? Mas e o que vem por aí, considerando que o avanço tecnológico é imensamente rápido? Muita coisa boa...confira:


O Metaverso

Para quem ainda não sabe, o Metaverso é um mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais e ele já está presente em nossas vidas, mesmo sendo considerado ainda uma tecnologia pro futuro.


Se você quiser saber mais um pouco deste imenso “universo”, dá uma conferida em meu outro post, “Tudo Que Você Precisa Saber Sobre o Metaverso”. Imperdível!


Os Mensageiros

Eles surgiram, originalmente, para mandar e receber mensagens...claro, tudo online e hoje fazem muito mais que isso. E já são muitos:

· Signal;

· Wickr Me;

· Dust;

· WhatsApp;

· Telegram;

· iMessage;

· Messenger.


Eu não vou entrar na especificidade de cada um, mas todos eles surgiram como mensageiros instantâneos e hoje fazem muito mais que isso, como ligações em vídeo, envio e recebimento de postagens comerciais, transações de negócio, entre outros.


Cada um tem sua característica específica, mas todos mantém a mesma funcionalidade: mensagens e ligações.


A Internet

Opa, porque falar da Internet depois de um WhatsApp e Metaverso, uma vez que estes não existiram sem a internet? Porque quero falar da internet “futuro”, tipo, “o que vem por aí”.


Em termos práticos, podemos dizer que a internet tende, inicialmente, a ficar cada vez mais rápida e consistente. Recursos importantes, como a fibra óptica, por exemplo, podem e já estão fazendo isso pela internet.


Estando cada vez mais estável e rápida, ela proporciona outras funcionalidades, como cirurgias a distância, por exemplo. A tecnologia 5G é prova disso.


Outra revolução vinda da internet é poder guardar seus arquivos e dados na nuvem, em servidores que você nem imagina onde estão. Isso faz com que você acesse, com total segurança e rapidez, seus arquivos aqui no Brasil e compartilhe em tempo real com alguém no Japão, por exemplo.


Os dois estarão vendo a mesma informação em tempo real. Mas ainda há muito espaço para evoluções e a tecnologia vem a cada dia se reinventando. Se você sabe de algum outro recurso tecnológico contemporâneo que não coloquei, comenta aqui, blz. Abraço.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page