top of page
  • Foto do escritorSamir Dos Santos Teixeira

Tudo Que Você Precisa Saber Sobre o Metaverso

O

Metaverso

Metaverso: o herói entra em uma realidade virtual e dentro deste mundo ele consegue comprar imóveis, carros e sair atrás de novas conquistas. Sua identidade visual é única, através de um avatar só seu, e pode ser cada vez mais melhorada, com itens igualmente exclusivos.


Este herói vai ao banco, faz compras em supermercados e pilota todo tipo de veículo, desde um carro a naves espaciais. Monta sua casa do jeito que quer: com TV, uma bela cozinha, quintal, varanda, piscina e pode ainda convidar amigos para uma festa.


Estou falando de uma realidade virtual, claro, mas esta “realidade” está entrando no mundo real onde tudo isso é possível, inclusive ganhar dinheiro virtual que se transforma em dinheiro real. É o mundo chamado Metaverso.




O Que é o Metaverso?

O Metaverso, por conceito, nada mais é do que um ambiente totalmente virtual e completamente imersivo. Isso quer dizer, em outras palavras, que ele tenta realizar a quase total integração entre o mundo real, aquele em que vivemos dia a dia, e o virtual que, teoricamente, só existe nos canais digitais.


Para tanto, usa tecnologias diferentes, como a realidade virtual e a realidade aumentada. Neste mundo virtual as pessoas são “avatares” com inúmeras simulações 3D, podendo se conectar facilmente a milhares de outras pessoas ao redor do mundo pela web.


Parece que não tem nada de novo nisso? Afinal, hoje já é possível, principalmente por meio das redes sociais, se conectar com qualquer pessoa mundo afora. No entanto, o Metaverso chega para revolucionar tudo isso que conhecemos hoje, a nível de conexão e entretenimento.


Não é à toa que muitas empresas hoje estão correndo atrás de uma maior acessibilidade ao Metaverso, pois ele tende a se tornar um universo que pode vir a ser um mercado trilionário nos próximos anos.


E é bem isso: tudo aquilo que você presenciava em filmes de ficção hoje já é praticamente uma realidade palpável. Um bom exemplo é o filme “Jogador Nº1” estrelado por Tye Sheridan e outros astros do cinema que foi dirigido pelo renomado Steven Spielberg.


A sinopse do filme já denuncia sua história, onde no ano de 2045, Wade Watts, que foi interpretado por Sheridan, assim como o resto da humanidade, prefere a realidade virtual do jogo OASIS ao mundo real.


Não chegamos a este nível e, preferencialmente, nunca chegaremos, mas esta realidade (digital X real) vivida no filme já é uma mostra bem interessante do que pode vir a se tornar o Metaverso.



Quando Surgiu o Metaverso?

O termo teve sua primeira aparição por volta de 1992, em um livro de ficção científica do conhecido escritor Neal Stephenson. Deste ponto em diante, o termo foi amplamente utilizado, em livros, filmes e até algumas séries.


Claro que Steven Spielberg adorou a ideia, sendo um entusiasta em filmes de ficção científica e efeitos visuais cinematográficos. Só que a ideia do Metaverso ultrapassou as telonas dos cinemas e chegou ao mundo real.


Por volta dos anos 2000, algumas grandes empresas começaram a dar o início de uma ideia do que seria o Metaverso e em aproximadamente 2003, com a chegada do jogo Second Life, da Liden Lab, o que era apenas ficção científica cinematográfica começou a tomar corpo.


Hoje, existe uma gama de jogos que exploram o ambiente, como o Roblox, Space Stalker, Fortnite Adrift e muitos outros e a maioria deles você pode jogar diretamente de um dispositivo móvel, como o seu celular, por exemplo.


O termo Metaverso ganhou mais notoriedade ainda quando, em outubro de 2021, Mark Zuckerberg, dono do Facebook, anunciou a mudança de nome de sua principal plataforma social, já apostando alto no futuro da sua empresa, que passou a se chamar "Meta".



Como Funciona o Metaverso?

Mas como esse mundo virtual misturado com o real funciona? Sim, é natural que surjam muitas dúvidas a respeito, principalmente no que se refere em que exatamente o Metaverso pode vir a influenciar a sua vida hoje e no amanhã.


Como já adiantei aqui, ele trata de uma imersão real ao mundo virtual. Em sua forma mais básica, como no caso dos diversos jogos que já usam boa parte do conceito Metaverso, as pessoas irão criar avatares e a partir deste ponto ingressarem no mundo virtual.


Dentro deste mundo, tais “avatares”, que são coordenados por pessoas reais, irão participar de jogos, atividades e eventos dentro do universo virtual. Atualmente, o básico do básico está concentrado mais nos jogos.


No entanto, mesmo nestes, como já acontece com o famoso jogo Fortnite, é possível assistir shows de artistas famosos como Travis Scott e Ariana Grande. Os expectadores (a platéia) destes shows são os próprios avatares que estão conectados no game.


Todavia, a ideia do Metaverso vai bem mais além. A proposta é que todo este universo, separado hoje em diferentes plataformas, se conecte e seja possível comprar terrenos, realizar compras virtuais que se tornem reais, investir e ganhar dinheiro virtual que também se tornará real.


Hoje já existe criptomoedas sendo negociadas dentro do mundo Metaverso. Um bom exemplo é a moeda Ala, que é o token utilizado no universo virtual do Abu Dhabi Verso.


Ele é mais ou menos como um game token nativo no Metaverso e serve tanto para fazer pagamentos e negociações como também para aquisição de propriedades dentro desse ambiente.



E a Segurança do Ambiente?

E isso é seguro? Teoricamente sim, pois foi criada com base na tecnologia Blockchain para criptoativos, mais especificamente na rede Ethereum e todas essas negociações ocorrem por meio do token Ala (esta moeda digital ainda não foi lançada oficialmente).


Já é possível investir em terrenos no Metaverso na criação da cidade Abu Dhabi virtual e esse conceito ultrapassa o limite de simples jogos que possuem a missão principal (e porque não única) de divertir.


Mesmo nestes, é possível comprar itens raros para seus avatares, veículos, terrenos, armas exclusivas e diferenciadas usados no jogo, entre muitos outros itens e negociar tudo isso no próprio jogo, com moedas virtuais, ou fora deles com as criptomoedas que se tornam dinheiro real.


Vencer ou perder no jogo também vale e isto, em tese, significa que quanto mais poderoso seu avatar for, mais fácil será ganhar itens e moedas virtuais.


Não entenda o Metaverso como uma loja, um marketplace qualquer onde você irá acessar, olhar produtos e comprar. Não, nada disso. A proposta aqui é permitir que você visite esta mesma loja em um ambiente totalmente virtual, com o seu avatar.


Ao fazer isso, você terá um contato bem mais próximo com o produto, podendo até testá-lo, verificar suas reais dimensões e ter uma experiência absolutamente imersiva antes de tomar a sua decisão de compra-lo ou não.


E isso poderá ser feito com qualquer tipo de bem: imóveis, veículos, brinquedos, roupas, sapatos, acessórios e muito mais.




Onde e Como o Metaverso Pode Influenciar sua Vida?

Quem aqui não se lembra do Orkut? E os pagers? Sim, do telefone até o smartphone que conhecemos hoje, muita coisa mudou, onde as mensagens, por exemplo, substituíram e muito os contatos por voz.


Metaverso


Um dos primeiros recursos nesse sentido foi o SMS - Short Message Service, ou Serviço de Mensagens Curtas em português. Toda essa tecnologia avançou, o que é absolutamente natural e até necessário.


Com este avanço, algumas sucumbiram, como no caso dos pagers, e outras simplesmente se aperfeiçoaram, como é o caso das redes sociais, o WhatsApp, Telegram, entre outros.


Em uma época em que se usava muito os telefones, pagers, Orkut, etc., era praticamente inimaginável uma tecnologia como a do Wi-fi, Bluetooth, WhatsApp, Facebook e outras do gênero.


O Metaverso é também o princípio de uma tecnologia que com certeza estará, em pouco tempo, sendo amplamente utilizada por muita gente, só que isso, hoje, ainda é quase que inimaginável para muitas pessoas.


Há tempos atrás, por exemplo, várias pessoas poderiam afirmar categoricamente que jamais se utilizariam do WhatsApp, Facebook, etc. Hoje, dificilmente responderiam da mesma forma.


O Metaverso vai sim conseguir revolucionar a forma como as pessoas se relacionam, se comunicam, consomem, fazem negócios, investem e, de uma maneira geral, a forma como vivem atualmente.


Isso acontece porque à medida que o Metaverso se desenvolve, a realidade em que vivemos sofrerá cada vez mais a interferência do mundo virtual. Esta constatação é muito boa e trará, com certeza, grandes benefícios a todos.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page