top of page
  • Foto do escritorSamir Dos Santos Teixeira

Black Friday 2022: Dicas Incríveis para Vender Mais

Atualizado: 23 de nov. de 2022


Vender mais na Black Friday

Lojistas e principalmente consumidores passam praticamente o ano todo esperando pela Black Friday, afinal, é a época para dar aquela boa renovada no guarda roupa, trocar a TV, os móveis da sala, trocar de carro e até mesmo fazer um curso com preço promocional.


Do lado do comerciante, surgem muitas dúvidas na Black Friday:

  • Devo baixar meus preços além da concorrência?

  • Aumento meus estoques ou mantenho o habitual?

  • Devo investir pesado em marketing, panfletos e tudo mais ou não?

  • Posso ter preços diferentes na loja virtual e física?


As dúvidas aparecem naturalmente pois todos os lojistas e comerciantes querem aproveitar a Black Friday para vender mais, desovar estoques e ganhar novos clientes, por que não?

Aqui neste artigo, vou trazer algumas dicas que irão esclarecer as principais dúvidas para você conseguir vender mais na Black Friday 2022. Acompanhe.



Porque vale a pena apostar suas vendas na Black Friday?



A Black Friday no Brasil começou meio tímida. Inclusive, na época, muitos lojistas mascaravam descontos falsos, subindo os preços de seus produtos semanas antes para poderem dar descontos na Black Friday.


No entanto, o consumidor não é bobo, e cada vez mais os brasileiros consideram a data como uma ótima oportunidade para fazer bons negócios, mas não adianta tentar enganá-los. A perda será maior, pois além de não vender, vai perder muitos e muitos possíveis clientes.


Todavia, os números da Black Friday nos últimos anos aqui no Brasil comprovam que a data realmente pegou:

  • Já movimentou cerca de R$ 4 bilhões em lojas online, desde 2018;

  • Em 2020, o tíquete médio subiu significativamente cerca de 8,3% e foram mais de 6 milhões de pedidos gerados, quase 16% a mais que em 2019;

  • Perfumes, eletrodomésticos e principalmente os eletrônicos estão no topo da lista de vendas na Black Friday.


Finalizando, a Black Friday vem ainda dias antes do natal, o que a favorece, pois, muitos consumidores já vão às compras pensando nos presentes do final do ano.



Dicas para Aproveitar a Black Friday 2022 e Vender Mais


Potencializar as vendas na Black Friday

1. Análise dos Concorrentes

Confira e analise como está o preço de seus concorrentes antes de precificar os seus produtos na Black Friday.


Obviamente que você já tem o preço deste ou daquele produto, mas pensando em descontos especiais, ofertas imperdíveis e em desfazer do seu estoque, este é o momento de apostar nas promoções.


Além disso, é uma época de investir no marketing de sua loja, física ou virtual. Ao atribuir um valor até relativamente abaixo do praticado no mercado, na Black Friday, você estará trazendo com isso novos clientes, que estarão conhecendo você, sua loja e seus produtos.

É uma ótima oportunidade de fidelização.



2. Preciso aumentar meus estoques na Black Friday?

Isto vai depender muito de seus objetivos.


Em geral, o recomendado é combinar a sua experiência e da equipe de vendas com dados de outras edições de Black Friday. Deste modo, é possível realizar uma previsão de vendas, adequando seus estoques.


No entanto, se é a sua primeira Black Friday, você terá que se basear nos concorrentes.

Se quer alavancar mais clientes, pode ser uma boa ideia subir um pouco seus estoques e reduzir um tanto os seus lucros, buscando um preço bem mais atrativo que o da concorrência, o que será um importante diferencial na Black Friday.



3. Posso ter preços diferentes loja virtual versus física?

Sendo direto, a resposta é sim, pois esse tipo de prática não é ilegal. Vale ressaltar aqui seus custos, que tendem a ser menores na loja virtual e, neste caso, pode ser que seus preços estejam mais atrativos que os da loja física.


Pensando em um mundo ideal, o melhor seria praticar preços iguais, pois isso facilitaria ao consumidor, mas sempre pensando no menor valor possível, afinal, é Black Friday.



4. Preciso investir pesado em marketing?

Também sendo direto, a resposta é não. Naturalmente, todo marketing é bem-vindo, expõe seu negócio, sua marca e seus produtos ou serviços e, especificamente na Black Friday, suas promoções. Mas a Black Friday já possui, naturalmente, um certo marketing próprio.


O melhor a fazer é:

  • Estreitar o seu relacionamento com seus clientes, na Black Friday. Para tanto, você pode intensificar suas postagens em redes sociais, pequenos anúncios e até o seu blog, se houver.

  • Apostar nos diferenciais. Se é Black Friday, lojistas e consumidores estão tecnicamente em um imenso frenesi: o primeiro para vender e o segundo para comprar.


Assim, o que fará com que o consumidor (e possível cliente seu) escolha a sua loja, a sua marca ou o seu produto/serviço? A resposta é: os diferenciais.



5. Prazos de entrega e garantias não mudam na Black Friday

Parece óbvio falar a respeito, mas deixar isso bem claro aos seus clientes pode representar um importante diferencial.


Saber que poderá comprar um produto de qualidade, por um preço bem menor e ter a garantia do mesmo bem como o respeito aos prazos de entrega, atenderá por completo as expectativas deste consumidor.



6. Estrutura do seu site e o atendimento para a Black Friday

Se você quer vender mais na Black Friday 2022, seu site precisa estar preparado, estruturalmente, para receber mais consumidores. Portanto, antecipadamente, entre em contato com o seu fornecedor, verificando todas as ações necessárias para que o mesmo não tenha lentidão ou quedas durante a Black Friday.


Esta preparação também vale para a loja física. Se necessário, reforce sua equipe de vendas e deixe tudo preparado para suas vendas na Black Friday.



7. Trabalhando os conteúdos na Black Friday

Tudo que você coloca na internet, seja em um BlogPosts, face, insta, etc., precisa ter um conteúdo válido e que entregue/agregue valor para quem lê. Na Black Friday, este conceito é ainda mais importante e pode sim trazer novos clientes.


Se quer melhorar seus conteúdos ou ter uma análise dos atuais, já pensando em vender mais na Black Friday, conte com a ajuda de um redator profissional, especialista em marketing de conteúdo. Não arrisque!

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page