top of page
  • Foto do escritorSamir Dos Santos Teixeira

5 Dicas Para Aproveitar a Black Friday e Vender Mais


Black Friday - Marketing Digital

Disso todo mundo já sabe: a Black Friday tem origem nos Estados Unidos da América, mas também faz muito sucesso aqui no Brasil há algum tempo. Chegou timidamente, mas ganhou rapidamente consumidores e comerciantes dos mais variados nichos de mercado.


E a oportunidade é tanta que abrange desde diferentes produtos de consumo à prestação de serviços. Ela acontece na última sexta-feira do mês de novembro em todo o mundo e cria inúmeras oportunidades para atrair mais clientes, vender mais e melhorar significativamente a performance do negócio.


Mas como conseguir aproveitar a Black Friday e vender mais? Neste artigo, vou dar 5 dicas imperdíveis para você conseguir esquentar o seu negócio. Confira.




1. Marketing Digital Para Pequenas Empresas

O marketing digital para pequenas empresas é fundamental para ficar conhecido e principalmente fazer com que o seu consumidor fique sabendo de suas ofertas da Black Friday.


Então, aqui, vou dar 4 dicas fantásticas para você agilizar o marketing digital para pequenas empresas na Black Friday:


1ª Dica – Crie e produza conteúdos relevantes para seu blog e/ou redes sociais. Se possível, conte com um redator profissional;


2ª Dica – Procure estar sempre onde o seu público está. Isso garante maior alcance;


3ª Dica – Promova mais anúncios neste período de Black Friday;


4ª Dica – Fique atento as análises de suas métricas, realizando alterações em sua campanha, se necessário.




2. Diversifique os Meios de Pagamento

Seu consumidor com certeza ficará muito frustrado ao colocar um produto no carrinho e não encontrar o meio de pagamento que deseja. Isso é, literalmente, perder venda e com certeza este consumidor não vai voltar mais para a sua loja (online ou física).


Isso porque este mesmo consumidor terá uma experiência negativa, que é definitivamente péssima para a imagem da sua marca e para a confirmação de sua autoridade no mercado.


Deste modo, ofereça diversos meios de pagamento em sua loja virtual e/ou física e divulgue bem isso, mesmo que alguns destes “meios de pagamento” venham a ser desconectados depois.


É um esforço super válido para vender mais na Black Friday 2021



3. De Olho no Estoque

Que bom, chegou a Black Friday e é um ótimo período para desovar seus estoques. Até aqui, tudo ótimo, mas muita atenção na questão: desovar o estoque é bom, mas você não pode jamais deixar faltar produtos.


O ideal é não comprar demais com seus fornecedores, mas complementar o seu estoque através de uma previsão de consumo para a Black Friday. Assim, se faltar ou sobrar, vai ser pouco e não vai afetar o seu negócio.




4. Crie Ofertas e Descontos Verdadeiros: Respeite seu Consumidor

Não pense que seus consumidores são bobos, porque não são. Assim, evite a chamada “Black Fraude”, onde muitos comerciantes divulgam ofertas e descontos que na verdade não estão sendo aplicados em seus produtos ou serviços.


Alguns comerciantes, agindo até de má fé, aumentam o preço de seus produtos/serviços dias antes da Black Friday, só para poderem dar descontos depois. Definitivamente, não faça isso!


Seu cliente consumidor pode (e vai) perceber e jamais voltará a comprar com você. O resultado desta péssima prática é perda de vendas e de clientes fidelizados.


Desta forma, ofereça sempre descontos reais, mesmo que sejam com porcentagens menores, para que seu consumidor perceba que vale a pena comprar. O importante não é o tamanho do desconto/oferta e sim que ela seja verdadeira.




5. Atendimento é Tudo, Antes, Durante e Depois da Black Friday

Não é de hoje que o bom atendimento se tornou um diferencial importantíssimo para inúmeras empresas e muitas vezes relevante para alguns consumidores que acabam até não se importando de pagar mais, apenas por terem recebido um bom atendimento.


E um bom atendimento envolve alguns fatores, como:


  • Treinamento da equipe: para que esta tenha conhecimento do que vende e para quem vende;

  • Cordialidade;

  • Disponibilidade: você precisa ter um número de colaboradores suficientes em sua equipe para poder atender bem;

  • Meritocracia e proatividade: bônus (ou até promoções) para colaboradores que se destaquem no atendimento;

  • Pré e pós venda: uma atenção especial para seus clientes, antes de comprarem e depois que compraram.



Foco Também em Seu Marketing

Você já sabe que a Black Friday é sim uma data pra lá de especial para o comércio e é comum que as empresas, dos mais variados nichos de mercado, intensifiquem suas campanhas de marketing e promoções diferenciadas neste período.


A lógica é clara: de nada adianta você ter descontos super especiais em seus produtos ou serviços se o seu consumidor não ficar sabendo disso.

Assim sendo, ter um preço mais barato na Black Friday já não é um diferencial para se destacar na data.


Além do preço, desconto e ofertas, você precisa também se atentar à alguns fatores, como:


  • Landing pages otimizadas para garantir maior visibilidade;

  • Estoques adequados, para não faltar produtos ao consumidor;

  • Site com um design responsivo e devidamente preparado para suportar uma grande quantidade de acessos ao mesmo tempo;

  • Conteúdos (para blogs e/ou redes sociais) que verdadeiramente entreguem valor ao seu futuro cliente;

  • Campanhas de marketing mais agressivas, para um maior alcance.



Sugestivamente, procure sempre contar com a ajuda de um profissional de marketing, seja um redator freelancer, um gestor de tráfego, web design, entre outros, para conseguir melhores resultados em um menor tempo.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page