top of page
  • Foto do escritorSamir Dos Santos Teixeira

Preciso de um Redator: Qual Devo Escolher?


Redator Profissional

Quando precisamos de um encanador, eletricista, mecânico e até de um médico sempre procuramos referências que ateste a qualidade e experiência destes profissionais. Um encanador experiente que entregue serviço rápido, eficiente e com bom preço, parece ser o ideal, não é mesmo?


Produzir conteúdos relevantes, que atendam às exigências SEO, bullet points, headlines e tantas outras técnicas do marketing digital para que este mesmo conteúdo atinja com maestria seus objetivos não é tarefa para amadores. É preciso ter conhecimento e muita experiência.


Como em qualquer profissão, o redator (freelancer ou não) precisa de qualificação adequada para conseguir trabalhar como profissional, atendendo da melhor forma possível as necessidades de seus clientes e principalmente os objetivos da estratégia de marketing proposta.


Mas como saber que estou contratando um redator verdadeiramente profissional e com as qualificações adequadas? É o que você vai ficar sabendo aqui, neste artigo. Acompanhe.




Porque Preciso de um Redator Profissional?

Um grande número de empreendedores, mais especificamente os que têm negócios online, com certeza irão precisar em certos momentos de um bom redator.


Seja um artigo para um blog, um post para as redes sociais ou qualquer outro tipo de conteúdo que tenha por objetivo principal ser uma ferramenta estratégica para gerar oportunidades de negócios, com certeza precisará de um profissional com qualidades específicas. Este profissional é o redator.


E quando falo de “conteúdo”, não estou falando apenas de textos. Conteúdo para ferramentas audiovisuais também são produzidos por redatores. Isto porque não se trata de um texto qualquer e o conteúdo ali contido possui um objetivo, que será alcançado através das palavras, escritas ou não.


Neste contexto, o redator passa a ser de suma importância, principalmente para quem tem blogs, e-commerces e sites em geral, para que se consiga cumprir os objetivos do planejamento de marketing, seguindo as estratégias relacionadas.




Como Sei Que Estou Contratando um Redator Profissional?

Como nem todos os empreendedores tem talento para a escrita estratégica voltada ao marketing ou até mesmo tempo para escrever, o mercado de redatores, tentando suprir a própria demanda, vem crescendo muito, principalmente os que trabalham na condição freelancer.


Nada de errado quanto a isso. No entanto, alguns destes profissionais não se preocuparam em se aperfeiçoar na profissão como deveria e se basearam, muitas vezes, no método da “tentativa e erro”. No marketing, este é o pior método a ser utilizado.


Do outro lado, empreendedores em busca de melhor qualidade para seus conteúdos, se preocuparam, em um primeiro momento, com orçamentos mais baixos ao contratarem estes redatores. Essa receita é a pior de todas: baixo orçamento por um profissional não tão bem qualificado.


Se você quer um bom serviço, não pode se eximir de pagar o preço justo por ele. É assim que funciona com a maioria dos profissionais com os quais lidamos todos os dias. Caro ou barato depende muito da qualidade do serviço que está sendo entregue.


Assim sendo, ao procurar um redator, negocie ao máximo e entenda que aquele valor pago representa seus objetivos alcançados, ou seja, melhores e maiores negócios para você e sua empresa e atente-se também à algumas qualidades que este profissional precisa ter, que são:


a) A Própria Reputação do Profissional

A reputação de um redator é geralmente medida pelos seus próprios trabalhos. É dessa forma que este redator irá comprovar suas qualificações e o seu profissionalismo.


Já tendo participado de muitos projetos de sucesso, é um bom sinal de que você está diante de um profissional de qualidade. Muitas vezes, na condição de copywriting, este mesmo redator não poderá indicar sites de seus clientes, para demonstrarem a qualidade de seus serviços.


No entanto, pode apresentar o material cru, aquele produzido em Word ou em outro app de edição de textos, desde que não seja identificado a marca do produto ou serviço.



b) O Portfólio

Um bom portfólio será aquele onde o profissional listará a maior parte de seus trabalhos. Independe da qualidade da plataforma onde este mesmo portfólio está inserido, o que importa, na verdade, é o que ele transmite para a análise destes trabalhos.


Geralmente, um bom portfólio conterá empresas, sites e blogs pelos quais este redator já prestou serviços, o que irá indicar uma melhor qualidade (ou não) deste profissional. Lembrando ainda que, na condição de copywriting, alguns sites não serão apresentados neste portfólio, por puro profissionalismo.


Outro ponto importante é analisar sempre a “qualidade” e não, necessariamente, a “quantidade”.



c) Ter um Site Próprio

Isto tem muito a ver com o próprio portifólio deste redator, onde um site próprio será a melhor maneira deste profissional mostrar suas próprias qualidades.


Não serve como fator decisório em contratá-lo ou não, mas pode servir como item eliminatório quando precisar escolher entre dois profissionais devidamente qualificados, por exemplo.



d) O Processo de Criação do Redator

Textos únicos e totalmente exclusivos elevam a autoridade de seu site, blog ou mesmo rede social. Alguns redatores apenas “reeditam” conteúdos similares que já existem na internet, passando a serem apenas replicadores de um material já existente.


De certo, não há nada de errado nisso, pois não estará plagiando, o que é crime. No entanto, estes conteúdos não serão totalmente exclusivos. De certa forma, em materiais técnicos, por exemplo, não há como criar textos 100% originais, afinal, trata-se de um assunto especificamente técnico.


Por outro lado, o storytelling, por exemplo, é um texto geralmente longo, que teoricamente conta uma história e é amplamente utilizado no marketing de conteúdo. Este trabalho precisa ser 100% original, ou perderá sua validade.



e) Conhecimentos Técnicos do Redator

Um conteúdo voltado ao marketing não é um texto qualquer. Dentro dele irão existir diversos mecanismos que visam alcançar o objetivo proposto, como:


1) Gatilhos mentais;

2) Técnicas SEO;

3) Headlines bem elaboradas;

4) Links;

5) Tags;

6) Bullet points;

7) Subtítulos;

8) Estudo de persona;

9) Palavras chaves adequadamente inseridas, entre outras.


Um redator verdadeiramente profissional precisa ter estas técnicas como base de seu trabalho pois, só assim, conseguirá alcançar os objetivos da estratégia de marketing de seus clientes.


44% dos negócios lutam todos os dias para produzir o tipo de conteúdo ideal que criará o engajamento certo com os seus prospects e clientes e, exatamente por isso, um redator que não domine estas e outras tantas técnicas relacionadas não produzirá, efetivamente, bons materiais.


Uma maneira de conferir isso tudo, além do próprio portifólio, é verificar cursos e certificações deste profissional.



f) O Poder da Criação

Não basta ter técnica e qualificação se este redator não for também criativo. Isso mesmo, um bom redator precisa, acima de tudo, gostar de escrever, pois será esta condição que lhe trará mais criatividade em seus trabalhos.


Um redator criativo tem melhores chances de produzir materiais únicos e exclusivos, garantindo a autoridade necessária para seus clientes. Para conferir esta condição pessoal, converse com o redator, verifique se já escreveu outros materiais, como um livro, por exemplo.


As redes sociais do redator também podem indicar esta qualidade.



g) Domínio da Língua Portuguesa

Este item é absolutamente imprescindível. Nenhum texto, para o marketing ou não, irá alcançar seus objetivos se conter erros gramaticais, de concordância, de tempo de verbo, repetições frequentes de palavras, entre outros.


Para verificar isso é mais fácil: basta ler com muita atenção alguns dos materiais produzidos por este redator.



Conclusão Final

Obviamente cada caso tem suas próprias especificidades, que precisam de uma melhor análise. Mas ao procurar por um bom redator, não se prenda aos valores. Nem sempre o que é caro é bom e vice-versa.


Um bom redator saberá negociar com seus clientes, afinal, sempre buscam produzir conteúdo por um período de tempo maior. Assim sendo, se o trabalho for mais duradouro, melhores serão as chances de negociação.


Precisa de um redator profissional e qualificado? Conheça um pouco mais do meu trabalho e venha conversar comigo. Estou sempre em busca de novos desafios.

Post: Blog2_Post
bottom of page