top of page
  • Foto do escritorSamir Dos Santos Teixeira

5 Dicas Essenciais para Levar o seu Negócio para a Internet e Lucrar Mais


negócios na internet

Não importa muito se o seu negócio é grande ou pequeno, ou mesmo em qual segmento está inserido...a internet é absolutamente democrática e pode sim te ajudar a alcançar melhores e maiores resultados para a sua empresa.

Hoje é quase que inimaginável viver sem a internet. Sejam as redes sociais, que tanto utilizamos em nosso dia a dia, tanto pessoalmente como comercialmente, sejam os sites e blogs que trazem tanta informação e negócios, de uma criança a idades mais avançadas, o uso da web é constante.


Assim sendo, de uma pequena mercearia de esquina à uma grande empresa, estar presente neste mundo quase que infinito é praticamente imprescindível. A internet, por pouquíssimo tempo, foi coadjuvante e já há muito tempo é atriz principal.


Neste contexto, ter o seu negócio, independentemente do segmento em que esteja inserido, presente na web representa estar inserido no mundo, com grandes possibilidades de crescimento e propagação dos seus serviços ou produtos. Mas como levar o seu negócio para a internet, de forma assertiva?


É sobre isso que iremos falar aqui. Acompanhe.




O que Significa Ter o seu Negócio na Web?

A maioria das pessoas responderiam à esta pergunta com um “construa um site” ou “esteja presente nas redes sociais”. De certo ponto de vista, não está totalmente errado esta concepção, mas talvez só isso não baste e não faça você alcançar o seu público alvo com efetividade.


É preciso sim estar presente na internet, mas da forma correta, ou você não irá conseguir usufruir dos bons resultados dessa presença online. Por isso, elenquei 5 dicas que julgo essenciais para que sua presença na web seja verdadeiramente assertiva. Confira:




As 5 Dicas Essenciais para Ter seu Negócio na Internet

1º. Como sua Empresa é para o Mundo?

Estar na internet representa um aumento quase que infinito de possíveis consumidores de seus produtos e/ou serviços, mas representa também um aumento significativo de concorrentes, não concorda?


Por isso é importantíssimo ter muito bem definidos quais são seus valores, objetivos e visão. Hoje, os consumidores não buscam apenas produtos e serviços, eles buscam soluções para os seus problemas.


Isto dito, ter autoridade, ter uma marca confiável e que represente confiabilidade e prestatividade são tão e quanto importantes do que ter um produto ou serviço de extrema qualidade e ótimo preço.


Você (empresa) precisa se apresentar para o seu público e para que isso seja feito de forma eficiente, faça-se algumas das perguntas abaixo e, mais do que tudo, preste muita atenção às respostas das mesmas:


  • Quem é você (empresa)?

  • Qual o seu principal diferencial?

  • O que te torna único para merecer a preferência do consumidor?

  • No que você acredita (ideal da empresa)?

  • Que tipo de transformação sua empresa quer fazer na vida das pessoas?

  • Por que o seu público-alvo escolheria a sua marca e não a do concorrente?


2º. Conheça Bem o seu Público

Se você vende sabonetes, vai imaginar que o seu público procura um sabonete para se limpar, para se manter limpo, não é mesmo? Só que este tipo de interpretação não está totalmente correta.


Quem procura seu sabonete pode estar com problemas de alergia com outras marcas, ou quer um perfume diferenciado, busca ingredientes diferenciados pois não gosta dos utilizados pelos sabonetes comuns e tantas outras “dores” ou “problemas” que seus consumidores tem em relação a “sabonetes”.


Este exemplo serve apenas para que você note o que significa “conhecer o seu público”. Você precisa ir bem mais além do básico, do usual. Seu consumidor, como já disse, busca soluções e não um “sabonete”, seguindo o mesmo exemplo.


Interagir com o seu público é uma das maneiras mais eficientes de conhece-lo bem e saber de suas reais necessidades. Talvez até o seu “sabonete” nem sirva para este ou aquele consumidor, mas com certeza ele terá confiança em sua “marca” simplesmente por tê-lo ajudado a encontrar soluções.


3º. Esteja Presente, Interaja

Estar na internet é estar presente, interagir, conversar com o seu público. Para tanto, você precisa das redes sociais. Para conseguir esta interação, você precisará optar pelas redes que mais têm a ver com o seu nicho e, principalmente, com o seu público-alvo.


Além disso, interagir significa falar na mesma linguagem que o seu público e isso também irá influenciar no tipo de rede social escolhida.


4º. Foque nos Conteúdos Postados

Conteúdo é coisa séria. Falar a menos, a mais ou inadequadamente pode ter um resultado ao inverso, ou seja, você irá afastar o seu público, quando a sua intenção é exatamente ao contrário, aproximá-lo.


E não importa exatamente se você irá colocar este conteúdo em um post no blog, em um vídeo no YouTube ou desenvolver um ebook, pois sempre só existirá uma única regra: o seu conteúdo precisa ser absolutamente de qualidade.


Esta qualidade está presente no valor que você está entregando, na informação relevante que seu público está recebendo de você. E fica a dica: precisa ser exclusiva, nada de cópias. Esta exclusividade vai alavancar a sua autoridade e, por consequência, a sua marca.


Se você é quem irá produzir seus conteúdos, tenha em mente que este conteúdo precisa ser útil para alguém. Precisa também ser verdadeiro, cativante e informativo.


Em questão de conteúdos, também há uma estratégia lógica que precisa ser traçada e seguida. Não adianta entregar conteúdos aleatoriamente, sem uma cronologia lógica e construtiva. Se houver dúvidas, o ideal é que você tenha a ajuda de um profissional, para garantir os resultados favoráveis esperados.


5º. Análise e Interpretação de Resultados Sempre

Isso também será um constante. Não adianta entregar conteúdos válidos, interagir nas redes sociais, ter um blog ou site super interativo, bem construído e intuitivo ou ter até que uma boa conexão com o seu público se você não analisar corretamente e, principalmente, interpretar os resultados de tudo isso.


O Marketing Digital nunca será realizado da forma plena sem mensuração e muito menos a sua presença na internet. A boa notícia é que existem muitas ferramentas, inclusive uma grande parte delas gratuitas, que fazem esta análise para você.


A próxima etapa e que é importante e fundamenta é interpretar estas análises. Números não significam nada se não houver uma correta interpretação do que eles estão transmitindo. Após a interpretação, você vai ter meios de identificar o que precisa ser alterado, melhorado, continuado ou mesmo excluído de toda a sua presença na web.


Algumas ferramentas úteis:



Você gostou deste anúncio? Então compartilha, coloque suas dúvidas, sugestões e críticas. Vou responder à todas.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page