top of page
  • Foto do escritorSamir Dos Santos Teixeira

Como Acertar nos Conteúdos Para o Google Adsense


Google AdSense - redator profissional

Com os avanços tecnológicos, a pandemia e o próprio mundo globalizado, a internet se configurou como um canal de vendas e comercialização muito procurado, tanto para serviços como para produtos de todos os tipos, a nível mundial.


Claro, é inegável o seu alcance e é exatamente por isso que a web se confirmou como sendo um dos melhores canais para este comércio globalizado. E o leque de opções também cresceu: marketplaces, blogs, sites, redes sociais, entre muitos outros e, claro, o Google AdSense.


O Google, na verdade, acompanhou e participou ativamente de toda esta evolução, com diversas ferramentas (pagas e gratuitas) e recursos que visam facilitar a aproximação entre quem vende alguma coisa com quem precisa e quer comprar “alguma coisa”. Bom para ambos os lados.


O AdSense é um destes recursos e é gratuito. No entanto, para utilizar-se de seus benefícios, seus conteúdos precisam ser válidos e bem visitados. Vamos saber como acertar nestes conteúdos? Acompanhe.




O que é o Google AdSense?


AdSense - redator freelancer

Antes de falarmos de conteúdo, é preciso saber resumidamente o que é e para que serve o Google AdSense. Para se ganhar dinheiro com o AdSense em seu blog, por exemplo, é imprescindível ter uma boa audiência e, para tanto, se faz necessário ter bons conteúdos.


Mas o que é, afinal, o Google AdSense? Ele nada mais é do que uma importante ferramenta do Google que objetiva abrir espaços para que marcas e empresas possam anunciar em diferentes plataformas, principalmente em blogs e sites.


Em contrapartida, o AdSense concede um pagamento relacionado ao respectivo dono do blog ou site anunciado e, na prática, ambos ganham. Na verdade, o Google AdSense será como uma espécie de intermediador.


Funciona mais ou menos assim: você tem um blog pessoal e nele coloca conteúdos sobre um tema qualquer, como por exemplo Cabelos, e produz conteúdos diversos falando exatamente sobre “cabelos”.


Google - Redator

Com o Google AdSense, você irá colocar publicidade em seu blog, preferencialmente de produtos relacionados à cabelos. Seu público, interessado no assunto “cabelos”, irá ler seus artigos com conteúdos relevantes e, de quebra, poderá comprar ou não um produto ou outro ali anunciado.


Se comprar, você ganha e quem vendeu o produto também ganha. Só de clicar no anúncio, você já estará ganhando.


Sempre que um usuário que visita seu blog ou site clicar em um determinado anúncio, o Google imediatamente faz a cobrança de um valor correspondente do anunciante, mesmo que a compra não seja efetivada.


Uma parte desse valor todo vai ficar com o Google e uma outra para com o produtor do respectivo conteúdo, ou seja, você que é o dono do blog e que produziu os conteúdos. Quem paga a conta é sempre o anunciante.


O melhor de tudo isso ainda é que, pela própria política de privacidade do AdSense, será o dono do canal online que irá escolher e aprovar este ou aquele anúncio em seu site ou blog.


Claro, seguindo o nosso exemplo acima, você não colocaria em seu blog falando sobre “cabelos”, anúncios de shampoos para cachorros pois não faria qualquer sentido.



Quais os Conteúdos Certos para o AdSense?


Marketing de Conteúdo - AdSense

Na verdade, não existe conteúdo certo ou errado, existem apenas conteúdos bons e ruins. E ainda assim, ao nos relacionarmos à conteúdo “bom ou ruim”, não estamos falando, especificamente, do assunto ali exposto.


Isto fica mais claro ao entendermos que existem todos os tipos de público, ou seja, o mesmo assunto pode ser totalmente desinteressante para uns e altamente interessante para outros.


Isto posto, para falarmos bem de conteúdo deste ponto até o final do artigo, já podemos concluir que você tenha muito bem definido o assunto e o público que irá ler sobre o mesmo. O conteúdo bom é aquele que entrega informação de valor ao leitor, independentemente do assunto ali tratado.


Existem muitos fatores que deixam um conteúdo ruim, como por exemplo:


  • Não relacionado com o assunto/tema.

  • Erros gramaticais.

  • Repetições, erros de concordância.

  • O famoso “encher linguiça”.

  • Exposição do texto como parágrafos muito longos (leitura cansativa).

  • Cópias (plágio).

  • Contextualização fraca (pouco valor agregado).


Assim, para acertar nos conteúdos para o Google Adsense, relacionei 5 passos básicos para você dar o pontapé inicial. Confira quais são:


1º. Um Nicho Bem Definido

Produzir um conteúdo que entregue valor e que seja bem estruturado é uma premissa básica para se conseguir mais audiência em seu blog ou site e garantir assim os acessos necessários na sua plataforma.


É desta forma que você irá melhor monetizar seu blog e diferenciá-lo da concorrência, garantindo também ótimos ganhos ao usar o AdSense. Lembre-se que você precisará de um significativo tráfego para gerar receita no AdSense.


É recomendável sempre que você conte com a ajuda de um redator profissional para produzir estes conteúdos para você.



2º. Atenção Com a Qualidade dos Conteúdos

Plágio é crime e, além disso, reduz drasticamente a confiabilidade do seu site ou blog. Conteúdos totalmente autorais e livres de plágios são igualmente premissas básicas para se ter sucesso no Google e também para com o seu público.


Os seus artigos precisam ter conteúdos que realmente sejam relevantes e úteis para o público que os lê, cativando-os cada vez mais. Não há qualquer problema em produzi-los você mesmo, desde que tenha conhecimentos técnicos básicos para tanto.


Caso seja necessário, conte com o apoio de profissionais, o que irá assegurar a qualidade e a relevância esperada em suas publicações, elevando assim as suas chances de atrair cada vez mais audiência.



3º. De Olho na Experiência do Usuário

Além de conteúdos bem estruturados e que entreguem valor, a navegabilidade também precisa ser observada. Blogs e sites muito pesados, por exemplo, podem dificultar e muito a navegação do usuário, fazendo-o, muitas vezes, desistir de permanecer na plataforma.


Isto é uma experiência ruim e provavelmente este mesmo usuário não retornará em seu site ou blog. Além disso, seu site precisa ser responsivo, pois o uso atualmente de smartphones, por vezes, supera e muito os de desktops e notebooks.



4º. Opte Pelos Anúncios Certos

Continuando com o exemplo do tema “cabelos”, nada de errado em ter no seu blog que fala sobre esse tema anúncios sobre carros, por exemplo. Tudo vai depender do seu público, ou seja, das pessoas que costumam acessar a sua plataforma e ler seus artigos.


O melhor é tentar escolher sempre anúncios que tenham maior afinidade com o perfil do seu público, mas não há, na prática, nenhum impedimento em expor outros tipos de anúncios.


A única atenção aqui é que, seguindo ainda o exemplo acima, ao colocar anúncios de carros em um blog que fala de cabelos, será mesmo que estes anúncios irão monetizar para o seu site? Em caso negativo, não adianta ocupar espaço com eles, não concorda?


Se o assunto é “cabelos”, o melhor seriam produtos de beleza, shampoos, condicionadores, salões de beleza, entre outros.



5º. Aumentando o Tráfego

Para garantir uma melhor monetização (e maiores ganhos, claro) você precisa ter um bom tráfego em seu site ou blog. Todas as estratégias de mídias orgânicas dão, se bem produzidas e com SEO correto, ótimos resultados neste sentido.


No entanto, para alavancar mais rapidamente este tráfego, é sempre bom investir em mídia paga, aumentando assim mais rapidamente o fluxo de usuários no seu site.


É importante também ficar sempre atento às estatísticas do Google Analytics, que irão lhe proporcionar uma visão geral do que está acontecendo de bom ou ruim em seu blog. Se necessário for, nada de errado em mudar estratégias durante o percurso.


Bons Conteúdos

Se você está procurando (ou precisando) produzir bons conteúdos, que atendam às exigências do AdSense, não hesite em me procurar para produzi-los. Vamos conversar a respeito e juntos alavancar a monetização do seu site ou blog.


Entre em contato comigo agora e vamos conversar mais. É só clicar no link abaixo:


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page