top of page
  • Foto do escritorSamir Dos Santos Teixeira

O Que é Melhor: Uma Franquia ou um Negócio Próprio?


Franquia ou negócio próprio? Qual o Melhor?

Já tenho dito isso em meus artigos diversas vezes: empreender no Brasil não é pra qualquer um e é um verdadeiro desafio.


No entanto, esta afirmativa não tem a intenção de desanimar ninguém, muito pelo contrário, ela serve para incentivar a seguir convicto de que você será sim um empreendedor de sucesso.


Na lista dos grandes negócios para empreender, claro, estão as franquias que, teoricamente, já possuem marcas conhecidas no mercado e, também teoricamente, passa a ser mais fácil ter um negócio com esta expertise.


Mas será que isso é verdade mesmo, ou seria melhor iniciar o seu negócio do zero e fazer a sua própria marca, sejam serviços ou produtos? Neste artigo eu vou tentar esclarecer esta dúvida que acredito estar presente na mente da maioria dos futuros empreendedores. Acompanhe.




Afinal, Negócio Próprio ou Franquia?

Não há uma forma mais objetiva possível de saber a resposta à questão acima do que comparar ambos os negócios em parâmetros parecidos ou que se enquadrem na mesma perspectiva. Mesmo assim ainda haverá detalhes de um ou outro que podem pesar na balança, no momento da decisão.


Dou um exemplo prático: você é muito bom no que faz e, claro, quer vender seus serviços e ganhar muito dinheiro com isso. Se procurar, nesse exemplo, uma franquia que corresponda ao seu serviço, terá que seguir os parâmetros exigidos pela mesma, na questão de qualidade, prestatividade, etc.


Se o seu “bom no que faz” for mesmo um diferencial de destaque, neste exemplo, a franquia iria, de certa forma, encobrir esta diferencial. Se você faz bolos do tipo “X” que são únicos e exclusivos, ao ser franqueado terá que fazer os bolos “Y”, indicados pela franquia e segundo os parâmetros da mesma.


A maioria das franquias não permitiriam, pelo exemplo acima, que você incluísse em sua vitrine o seu bolo “X”, pois o mesmo foge aos requisitos da franqueadora, que todos conhecem a marca e já gostam do bolo “Y”. Seria como colocar o seu sanduiche à venda no McDonald's.


Isto posto, vamos analisar os benefícios entre um negócio próprio partindo do zero com os de uma franquia para compará-los e, desta forma, ter uma conclusão a respeito. Confira:



Ser um Franqueado


Franquia

Posso enumerar 9 pontos positivos de uma franquia:


1º. Franqueado tem Suporte

Como uma franquia é entregue já com uma marca e uma padronização de produtos e serviços, sendo um modelo de negócio pronto, a franqueadora geralmente oferece total suporte ao franqueado, tendo visto que é inclusive de interesse desta que o negócio vingue.


Este suporte pode incluir treinamentos, pesquisas de mercado, análise de ponto, entre outros.


2º. Uma Franquia Conta com Mais Segurança

Você já inicia o negócio com alta competitividade não sendo, por exemplo, preciso testar seus produtos junto ao mercado, pois eles já seguem o alinhamento da franqueadora e, teoricamente, já são conhecidos, o que dá maior segurança ao franqueado.


3º. Menos Investimento em Marketing

Por se tratar de um produto ou serviço já conhecido, o franqueado não precisará investir tanto em marketing para divulgar seu negócio, considerando que a franquia escolhida já possua marca no mercado e, na maioria das vezes, seu próprio marketing.


4º. Obtenção de Lucro Mais Rapidamente

Como geralmente as franquias já possuem a marca, os consumidores, em tese, já conhecem bem o produto ou serviço ali comercializado e, em tese também, já o aprovaram. Isso faz com que o franqueado consiga obter lucros com o seu negócio mais rapidamente.


5º. Melhor Negociação no Preço de Custo

Quem inicia o seu negócio do zero precisa, inevitavelmente, procurar por fornecedores confiáveis, pontuais e, preferencialmente, negociáveis. Seu preço final vai depender e muito desta negociação com fornecedores, além da própria qualidade do produto ou serviço que vende.


No caso de uma franquia, isso já não acontece. Todos os produtos são comprados em conjunto e o estoque inicial, geralmente, já está até incluso nos valores pagos pela franquia. E a qualidade já vem junto com a marca.


6º. A Marca já Está Consolidada no Mercado

Este é um ponto de muita vantagem quando comparamos um empreendedor que inicia o seu negócio do zero e outro que o inicia a partir de uma franquia. Se consideramos as chamadas “mega marcas”, como McDonald's, Burguer King, etc., melhor ainda, pois você já chega com marca forte no mercado.


7º. Retorno Mais Rápido do Negócio

Uma coisa acaba levando à outra. Com uma franquia, seu negócio já nasce devidamente organizado e padronizado, além de conhecido no mercado e pelos consumidores que, por teoria, já aprovaram a qualidade do produto ou serviço.


Como, em geral, as franqueadoras já possuírem estratégias de desempenho aplicáveis ao seu negócio e em todas as unidades da rede, geralmente o tempo de recuperação do investimento é bem mais rápido e pode até ser calculado antecipadamente.


8º. Treinamentos Especializados

Não sabe nada do negócio? Em uma franquia isso não tem muita importância, pois a mesma já possui treinamentos especializados que capacitam tanto o próprio franqueado como os seus colaboradores.


Além disso, oferece total suporte ao franqueado, como já mencionei aqui, e este terá total segurança e apoio da matriz responsável pela franquia para que seu negócio dê certo.


9º. Uma Gestão Motivada e Preparada

Para quem empreende, sabe bem da dificuldade em encontrar bons gestores para as suas unidades. Essa dificuldade acontece até mesmo para quem só possui uma única unidade.


Além da confiança do trabalhador, o empresário terá custos com treinamento, orientação e planejamentos para, depois, o ver sair ou, pior ainda, ser contratado por um concorrente direto.


No caso de uma franquia, isso já é mais difícil de acontecer, pois este gestor tem nítidas chances de crescimento profissional com o próprio empreendedor que o contratou como com a própria franqueadora.



Um Negócio Próprio do Zero


negócio próprio

Neste caso, enumerei 4 pontos positivos. Confira-os:


1º. Uma Maior Autonomia

Como no exemplo do bolo que citei logo acima, abrindo seu negócio a partir do zero você terá total autonomia para lançar o seu produto inovador e único, ou os seus serviços exclusivos e diferenciados.


Isso já não ocorre no caso de uma franquia, que estabelece padrões imutáveis.


2º. Maior Flexibilidade

A maioria das franquias possuem regras e padrões bem definidos e dão quase nenhuma margem para qualquer inovação que você queira dar ao produto ou serviço. Isso é até compreensível, uma vez que a franqueadora investiu na marca e também no produto que comercializa.


Abrindo seu negócio do zero, você poderá inovar e buscar produtos ou serviços que melhor atendam às necessidades de seu público alvo.


3º. Escalabilidade Bem Maior

Com um negócio próprio, as chances de crescimento e escalabilidade são bem maiores, pois oferece bem mais oportunidades de expansão do negócio, inclusive visando outros mercados. Na franquia, este processo é um tanto engessado e dependente da marca.


4º. Marca e Identidade Própria

Você vai se estabelecer no mercado em que atua, gerando autoridade e marca para o seu produto ou serviço. Essa vantagem dá maiores oportunidades de crescimento do negócio, junções com outras empresas e, inclusive, em outros mercados paralelos. Isso já não é possível no caso de uma franquia.




Conclusão Final

Como é possível perceber, tanto a franquia quanto um negócio próprio apresentam inúmeras vantagens e desvantagens. Assim sendo, não há como estabelecer que esta ou aquela são melhores. ,


Tudo dependerá do perfil de investimento, do capital disponível, do produto ou serviço e das expectativas do próprio empreendedor para o negócio. Em ambas as situações, será necessário amplo planejamento e, mesmo no caso da franquia, um certo investimento em marketing, para propagar seu negócio.


Este planejamento já se inicia no momento em que você está querendo optar por uma franquia ou negócio próprio do zero, com estudo de mercado, da marca, investimento necessário em um caso e no outro, entre outros fatores pertinentes e igualmente importantes.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page