top of page
  • Foto do escritorSamir Dos Santos Teixeira

Com Essa Técnica eu Aumentei Minha Conversão em 227% em 5 dias

Atualizado: 22 de mar. de 2021


construção headlines incríveis

Uma das formas mais ágeis e eficientes de atrair leads (potenciais interessados em seu negócio) que pode converter em mais clientes é através da eficiência e qualidade dos conteúdos que você posta e o título é parte disso.


Antes que digam que se trata de propaganda enganosa, aviso que não aumentei as conversões em 227% em 5 dias, mas a técnica com certeza consegue aumentar a visualização de seus conteúdos e, consequentemente, suas conversões.


Mas este título chamativo e inverídico serviu apenas para mostrar a importância que uma boa headline (headline pode ser entendido como manchete, chamada ou título) em suas postagens. Um título, nas redes sociais, blogs, etc., não se trata apenas do nome do texto que ali será inserido.


Vamos entender melhor a importância de um bom título nas suas postagens e algumas técnicas e dicas para construí-lo de forma mais assertiva. Acompanha comigo.



O Poder Quase Imensurável dos Títulos

Exagerado colocar “imensurável”? Pois acredite, é imensurável mesmo. Muitas pessoas, ao postarem seus conteúdos, independentemente do canal que está utilizando (blogs, redes sociais, e-mail marketing, etc.) se preocupam muito com diversos fatores diferentes, como:


  • Uma boa imagem, que chame a atenção;

  • Vídeos criativos e engraçados;

  • Um conteúdo recheado e relevante, para educar o leitor e/ou mostrar bem o serviço ou produto que está sendo ali divulgado;

  • Links e CTA’s (call to action), para dar maior consistência ao conteúdo e para tentar levar o leitor para a conversão.


Tudo isto faz parte sim de uma boa estratégia de conteúdo. Mas pense comigo: uma imagem bonita, um vídeo curto e atrativo e tudo o resto não terá sentido algum se o seu leitor (promissor cliente) não se interessar por sua postagem e, pior, nem ler o seu conteúdo até o fim.


Então, Samir, como faço para este leitor se interessar por meus conteúdos, minhas postagens? A isca chamativa está no Título, na headline poderosa que você construirá. É através dela que você vai gerar o primeiro interesse, o primeiro contato do usuário com o seu conteúdo.


Claro, só um bom título não basta, mas é através dele que os usuários chegarão até suas postagens e através destas até a conversão.


Você sabe qual é o principal fator de peso e de disputa nas postagens das redes sociais e que muitas vezes é deixado de lado? É o título! E é fácil de entender porque: nas redes sociais tudo passa muito rápido e seus usuários nem sempre tem tempo de ficarem lendo tudo.


Assim, se você tiver aquele título “fatal”, com certeza o usuário vai dar uma paradinha para ler seu post.




Como Construir Títulos/Headlines “Fatais”?

Para saber construir estes títulos “fatais”, você precisa primeiro entender bem a diferença de um título qualquer para um headline de peso. Se você buscar a história do Chapeuzinho Vermelho, por exemplo, vai encontrar um título real da história, ou seja, Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau.


Mas se quiséssemos transformar este título em uma headline de peso, poderíamos escrevê-lo como “Vovozinha é ameaçada por animal feroz” ou “Menina Inocente é perseguida em plena floresta”, ou algo do tipo.


Note que estas headlines vão gerar curiosidade e preocupação aos usuários que lerem tal título e existem outras mil possibilidades diferentes de intitular a história do Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau. Se você entender bem esta diferença, já aprendeu 50% de como construir headlines fortes.



Dicas para Construir Headlines Fortes e Impactantes

  • A Persona: é o seu público alvo. Tudo que você constrói de conteúdo precisa estar voltado para ela, a persona e não seria diferente quanto ao título.

Muitas pessoas se questionam se devem usar títulos grandes ou pequenos, mas isto vai depender muito do seu tipo de público alvo. Assim, ao elaborar sua headline, pense no que verdadeiramente pode chamar a atenção da sua persona.


  • A Dor e o Desejo: se você conhece bem a sua persona, sabe exatamente como atingir os seus principais desejos ou dores. É aquilo que realmente incomoda e que sua persona gostaria de resolver. Pode ser até um benefício que venha a resolver a questão.


  • Foque nos Gatilhos: usar gatilhos é muito importante na hora de construir suas headlines, sempre, repetindo, em relação a sua persona. Confira alguns:

1. Escassez.

Exemplos:

“Somente hoje: Técnicas Infalíveis para Construção de Headlines”.

“E-book Gratuito sobre Headlines por Tempo Limitado”.


2. Descoberta.

Exemplos:

“Faça Esse Teste de 1 Minuto e Descubra Que Tipo de Headline é Melhor pra Você! ”

“Descubra Como Criar Headlines Impactantes e Gerar Conversões Sem Fazer Muito Esforço. ”


3. Prova social.

Exemplos:

“Com Essa Técnica eu Aumentei Minha Conversão em 227% em 5 dias”

“E-book ensina Como 200 Clientes Aumentaram Suas Vendas em Apenas 1 Semana. Nós Temos a Prova! ”


4. Medo.

Exemplos:

“Você Comete Estes Erros Básicos ao Construir suas Headlines? ”

“Eu Estava Desesperado, Até Que Descobri Esta Simples Maneira De criar Headlines Incríveis Sem Gastar Muito Dinheiro! ”


5. Aceitação.

Exemplos:

“Você Também Não Gosta de títulos chatos, certo? ”

“Como Você Se Sentiria Se Pudesse ter títulos incríveis Sem Pagar Uma Fortuna por eles? ”


6. Dúvida.

Exemplos:

“Você Acredita Se Eu Disser Que Você Pode criar Headlines Incríveis 10 vezes por dia?”

“Meus Amigos Riam Quando Eu Disse Que conseguiria criar títulos incríveis, Mas Quando Viram Minhas Headlines...”


Existem outros tantos exemplos ainda que poderiam ser colocados aqui. Se quiser aprofundar ainda mais sobre o assunto, Neil Patel dá dicas incríveis no site da RockContent que podem ajudar a enriquecer o seu conhecimento a respeito de headlines incrivelmente fatais.



Conte, Sempre que Possível, com a Ajuda de Profissionais

Não há nenhum segredo em criar títulos. No entanto, quando você elabora um planejamento de marketing para o seu negócio, seja ele qual for, precisa acertar próximo dos 100%.


Por isso, sempre que for possível, procure por profissionais que estejam mais acostumados com a didática do marketing digital. Não se trata apenas de textos, títulos, imagens e vídeos. Para cada um destes existe um estudo, existem técnicas específicas para se alcançar o objetivo proposto.


Eu falo em potencial de conteúdos e, se precisar de auxílio, não hesite em entrar em contato comigo. Com certeza poderei agregar valor aos seus conteúdos e à toda a sua estratégia de marketing.


Grande abraço e até o próximo artigo!

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page