top of page
  • Foto do escritorSamir Dos Santos Teixeira

Como Atrair Mais Clientes: As Estratégias mais Funcionais

Atualizado: 27 de fev. de 2021


Como Atrair mais Clientes

O que preciso fazer para atrair mais clientes para o meu negócio? Esta é provavelmente uma pergunta que a maioria dos empreendedores se fazem em algum momento da vida da sua empresa. A resposta não está na qualidade dos produtos/serviços ou pura e simplesmente nos preços destes.


Claro, aqui entendo que você já tenha serviços e/ou produtos de qualidade e que pratique preços justos. Esta deve ser uma básica de qualquer negócio. Mas então: se já tenho qualidade no que comercializo, como atrair mais clientes para a minha loja, e-commerce ou site?


Partimos do princípio de que não existe uma receita pronta ou infalível para isto, mas existe sim várias estratégias, em torno marketing de sua empresa, que podem sim dar uma alavancada no seu negócio. É o que você vai ficar sabendo aqui, neste artigo. Acompanhe.



Quais os Primeiros Passos para Conseguir mais Clientes?

Como já disse, não tem fórmula mágica e muito menos infalível para isto. No entanto, se você seguir algumas estratégias e colocar em prática algumas funcionalidades, até simples sob alguns aspectos, com certeza seus clientes virão.


Vou relacionar algumas premissas básicas, para este passo inicial:


  • Conheça bem seu público alvo: com certeza você já ouviu falar da importância de conhecer seu público. A insistência neste assunto se vale porque o consumidor, em geral, muda muito e, na maioria das vezes, repentinamente.

Isto posto, pode acontecer de você estar usando uma estratégia da qual seu público já não se identifica. Por isso, conhecer o público alvo deve ser uma constante. A melhor forma de se atualizar, quanto a isto, é interagir de alguma forma com ele.


  • Interação com seu público-alvo: é o que já adiantei no item anterior. E como ter esta interação toda? O melhor caminho são as redes sociais, além de um pós-venda eficiente, permanente. É assim que você fideliza clientes e se mantém informado, por exemplo, de possíveis alterações de comportamentos de consumo.


  • Foque na qualidade do seu atendimento: já citei isto também no item acima. O bom atendimento vale desde a pré-venda até a pós-venda. Este acompanhamento demonstra atenção, qualidade e prestatividade.


O consumidor quer comprar com quem se importa com ele, com suas necessidades. Você vende torneiras? Se um cliente lhe perguntar se tem alicates, não basta dizer apenas um NÃO! Lhe dê caminhos, saiba se o alicate é mesmo necessário, lhe dê alternativas para encontrar o alicate caso realmente precise dele.


Este é um atendimento de qualidade, de ponta a ponta. Bem, não consegui vender minha torneira. Tudo bem, mas com certeza você ganhou um cliente!



Melhorando seu Marketing: Estratégias para Conseguir mais Clientes

Há algum tempo atrás, falar em “melhorar o meu marketing” significaria altos investimentos em propaganda e, pior, sem qualquer certeza de retorno. Se a estratégia estivesse errada, pior ainda, pois seriam necessários mais investimentos para retomar a campanha.


Hoje, com o marketing digital, isto mudou da água pro vinho. Primeiro porque os investimentos iniciais não são tão altos e podem ser controlados, conforme os resultados da estratégia proposta.


Segundo que se for preciso muda-la em algum momento e seguir por outros caminhos, não serão necessários novos investimentos e sim apenas a mudança da estratégia em si. E os resultados, quando se acerta, são os mais produtivos possíveis.


Então, é super tranquilo falar em melhorar o seu marketing e até mesmo a sua estratégia, se esta não estiver se mostrando eficiente quanto aos resultados obtidos. Muitas vezes, mesmo com bons resultados iniciais, a curva do gráfico pode começar a descer em algum momento.


Isto é natural até e é exatamente neste momento que sua estratégia precisa ser revista. No SEBRAE existem muitas orientações a respeito de uma estratégia completa de marketing. Vale a pena dar uma olhada.


Abaixo, vou relacionar o que é preciso fazer para alterar sua estratégia atual e alavancar mais clientes para o seu negócio. Confira:


1º. De Olho na sua Persona

A persona nada mais é do que um perfil do seu cliente ideal. Bem, se já tenho uma estratégia de marketing, já tenho minha persona pré-definida. Esta afirmação pode ser verdadeira, mas lembre-se de que o consumir pode mudar de comportamento a qualquer momento.


Veja um exemplo básico e fácil de ser identificado: quem muito recentemente saía de casa para ir até a loja comprar aquela torneira, após o surgimento da pandemia, passou hoje, com alguns poucos cliques, a comprar a mesma torneira pela internet, que vai chegar em sua casa com total conforto.


Isto é mudança de comportamento de consumo e pode ocorrer por diversos motivos diferentes. Depende também do tipo de produto ou serviço que você vende, economia do país, entre outros. Por isso, rever sua persona é fundamental para manter sua estratégia sempre válida.


2º. Reveja a Jornada de Compra dos Seus Clientes

Depois de rever a sua persona, é hora de identificar em que parte do processo de compra ela está: na descoberta, na consideração do seu produto ou mesmo na tomada de decisão de compra.


É através desta análise que você vai conseguir identificar, com maior precisão, que tipo de conteúdos deve entregar para o seu público.


3º. De Olho nos Seus Conteúdos

Crie conteúdos relevantes e de interesse para o seu público. Toda e qualquer estratégia de marketing digital não fará sentido algum se estes conteúdos não fizerem o seu papel. Gatilhos, SEO, assunto de interesse, etc., são fundamentais em qualquer estágio de um planejamento de marketing.


E onde colocar estes conteúdos? Tudo vai depender da sua persona. Se houve uma mudança de comportamento, mesmo que não seja de compra, você vai ter que alterar também os canais de comunicação com seu público.


Os principais e que mais atraem são:

  • Sites ou blogs

  • Redes sociais

  • Infográficos

  • E-books com conteúdos complementares e importantes

  • E-mail marketing

  • Webinars



4º. De Olho no Visual

Você sabia que 90% das informações enviadas ao cérebro humano são visuais? Vídeos, imagens, fotos, desenhos, etc., conseguem transmitir, de forma resumida, mas eficaz, muito do seu produto, do seu negócio.


E isto não tem a ver com a formação de sua marca, da sua identidade visual. Esta última deve ser mantida, para que seus clientes lhe identifiquem só por olhar uma paleta de cores ou logo.


Mas as imagens, vídeos, etc., são ferramentas importantes de comunicação e marketing e devem seguir na mesma estratégia que você tiver. O uso correto de elementos visuais pode representar um aumento significativo no número de clientes e vendas para sua empresa.

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page