top of page
  • Foto do escritorSamir Dos Santos Teixeira

É, Dizer é Fácil. Difícil Mesmo é Fazer!


Empreendedorismo - Planejamento Marketing

É sempre assim: quando a gente pensa em fazer algo, empreender um grande projeto, não poupamos linhas em técnicas e planejamentos do “como chegar lá”. Nem poderia ser diferente, afinal, a base de qualquer projeto é o planejamento.


Mas, na hora de pôr a “mão na massa”, o que foi escrito nem sempre é fácil de se colocar em prática, de se executar. Isso tem uma explicação, claro, que tem até uma certa lógica: você sabe o que precisa fazer, mas nem sempre sabe como fazer.


Por isso, aquilo que planejamos, geralmente não é tão fácil assim para colocarmos em prática. Por outro lado, existe uma solução igualmente lógica para esse pequeno dilema: preparação.


Você que já é empreendedor ou pretende ser um, de antemão, precisa ficar atento à esta preparação, para que seu negócio vingue. Nesse artigo, vou falar mais sobre o assunto e principalmente como se preparar bem e não errar na execução do seu projeto.




A Ansiedade

Ela vem primeiro, sempre. Ao se ter em mãos um grande projeto, de um empreendimento ou outro qualquer, é natural ficarmos ansiosos com a ideia e principalmente já visualizarmos e contemplarmos os resultados satisfatórios que ela terá mais à frente.


No entanto, esta ansiedade toda pode ser sua maior inimiga. Mesmo grandes inventores tiveram certa preparação antes de colocar sua ideia revolucionária em prática ou para todos conhecerem.


Isto posto, a primeira coisa que você vai precisar lidar é, basicamente, com sua própria ansiedade. Tudo deve ser a seu devido tempo e só execute os “finalmentes” quando estiver minimamente preparado, estruturado e assessorado.


Quer ser um empreendedor de sucesso e ter um negócio promissor? Então planeje, pesquise, estude, se prepare e garanta toda a infraestrutura necessária para o seu empreendimento. Só então inicie a execução, independentemente do nicho do seu negócio.


Jamais coloque o “carro” na frente dos “bois”!




O Planejamento

Não poupe linhas para o seu planejamento. São muitas coisas que você vai precisar verificar, alinhar (considerando uma linha de execução lógica) e estruturar. Talvez seja necessário pesquisar bastante, para complementar este seu planejamento.


Ele será sua base para toda e qualquer execução. É normal, muitas vezes, que etapas de um planejamento ou outro nem venham a ser executadas ou sejam até 100% alteradas. Isso acontece exatamente porque a prática é diferente do que foi escrito.


Planejar é basicamente buscar informações e organizar sua experiência e conhecimentos sobre o negócio que pretende empreender e isso envolve:


  • Conhecer o seu tipo de negócio (produtos ou serviços);

  • Conhecer seus concorrentes;

  • Conhecer seus Fornecedores;

  • Conhecer seus Clientes;

  • Conhecer a Equipe necessária;

  • Traçar Metas e objetivos;

  • Determinar e conhecer Processos:

  • Conhecer Documentação legal;

  • Providenciar estrutura física (prédio, equipamentos, materiais, insumos, etc.);

  • Traçar Planos de ação (curto e médio prazos);

  • Marketing digital;

  • Prover Investimento necessário, entre outros.



A Preparação

Já é sabido que tudo que fazemos em nossas vidas, quando bem preparados, tende a ser melhor executado e ter os melhores resultados. Obviamente isto depende de assertividade, condições externas não previstas, entre outros fatores que podem intervir nesse processo de forma negativa.


Todavia, se não estivermos preparados, os resultados sempre correm o risco de serem os piores possíveis. Toda e qualquer preparação requer conhecimento, adquirido ou desenvolvido.


Para tanto, você pode sim ter que estudar, conhecer mais sobre os mecanismos de execução do seu projeto, do seu negócio, dos produtos ou serviços que irá comercializar, fazer até cursos talvez.


Além disso, precisa conhecer profundamente o perfil do seu provável consumidor e “falar a mesma língua” que ele. Se não fizer isso, você corre o risco de ter insucesso em seu negócio.


Abaixo eu listei alguns links úteis que podem servir para uma melhor preparação antes de executar o que foi planejado para o seu empreendimento. Confira:




A Execução

Nada como estar bem preparado. Se você planejou e se preparou bem, seu negócio tem minimamente 50% ou mais de chances de dar certo. Está achando 50% pouco?


Mas não é pouco não. Empreender nos dias de hoje, ainda mais a nível Brasil com todas as crises que estamos enfrentando nos últimos tempos, é um desafio e tanto e estar com 50% de chances de sucesso já é um grande passo.


Na hora da execução, sua confiança e habilidade de lidar com os agouros do dia a dia serão maiores, afinal, você se preparou bem e tem um planejamento bem feito.


Deste ponto, fica mais fácil a tomada de decisões, mudanças de estratégias e alinhamentos aqui e ali quando necessários. De resto, você vai depender do mercado, da boa execução de suas estratégias de marketing, da qualidade de seus produtos e/ou serviços, entre outros, que representarão os outros 50%.


Daqui por diante, a frase “dizer é fácil, difícil mesmo é fazer” vai ficar no passado.



Gostou deste post? Concorda, discorda, tem críticas, elogios ou sugestões? Então compartilha e comenta tudinho abaixo.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page