top of page
  • Foto do escritorSamir Dos Santos Teixeira

O Empreendedor no Brasil: Desafios e Soluções

Atualizado: 25 de fev. de 2021


Empreendedorismo no Brasil

“Ser um empreendedor no Brasil pode ser um imenso desafio e ao mesmo tempo uma grande solução para passar pela crise e ter sucesso”. Mas quais são exatamente estes desafios e prováveis soluções para o empreendedor brasileiro?


Esta afirmativa poderia muito bem ser uma pergunta e nem haveria necessidade da questão que vem logo em seguida. Isto porque passa a ser muito mais fácil enxergar os desafios, como a enorme carga tributária brasileira, por exemplo, do que as soluções.


Mas como não existe um problema que não tenha uma solução, é possível acreditar e encontrar as soluções mais pertinentes para cada um dos desafios que estarão espalhados pelo caminho.


Neste post pretendo falar exatamente disso: desafios e soluções para o empreendedorismo brasileiro, da forma mais clara e objetiva possível, pois acredito que tendo ciência dos possíveis problemas e, repetindo “desafios”, fica mais fácil encontrar os caminhos mais oportunos para as soluções.


Acompanha.



Quero ser um Empreendedor: Qual a Dificuldade?

Acredito que a primeira coisa que surge como um possível problema é escolher o nicho de atuação. Unir o que você gosta de fazer, ou os produtos dos quais tem maior familiaridade com o que está em alta no mercado, nem sempre é fácil.


Esta questão vem mesmo bem antes de você escolher pelas ferramentas mais adequadas para vender seu produto ou serviço. Uma escolha errada aqui pode sim levar o seu negócio ao mais completo fracasso e, neste caso, é perda de tempo, esforços e principalmente dinheiro.


Confira abaixo 5 formas de evitar o erro no momento de escolher o nicho certo de mercado:


1. Faça uma lista dos possíveis temas que você tem mais familiaridade ou que mais gosta. Gaste o tempo que for necessário nesta lista e não se influencie se este ou aquele nicho não for, na atualidade, tão rentável.


2. Da lista acima, elimine todos os que você literalmente NÃO domina ou que tem pouquíssimo conhecimento, apesar de gostar.


3. Dos que sobraram, risque agora os que são, teoricamente, menos rentáveis no mercado. Você consegue saber melhor quais são na própria web.


4. Agora é a hora de analisar, dos que sobraram, qual é o que melhor se encaixa em suas perspectivas. Lembre-se que um nicho muito procurado é também muito concorrido.




O que é Melhor: os Canais Digitais ou Loja Física?

Pra variar, a resposta à esta questão não é das mais fáceis. Aqui entram diversos fatores, como sua disponibilidade financeira, nicho de mercado escolhido, entre outros.


Os canais digitais poderiam sim significar uma boa opção, tendo visto que, no geral, o valor de investimento tende a ser menor que uma loja física. Nesta última, você precisa pensar em ponto comercial, aluguel, estruturação física da loja, entre muitas outras questões.


No virtual/online, você pode até iniciar seu negócio com zero de investimento, como no caso, por exemplo, dos afiliados. Mas qual é melhor, qual me dará melhores chances de sucesso e lucratividade?


Bem, o que vai primeiramente evidenciar isto é o nicho que você escolheu. Alguns, não se dão muito bem nos canais virtuais e outros só se dão bem nestes mesmos canais.


Não se iluda pensando que ter uma loja virtual, e-commerce, etc., vai ser muito mais fácil e lucrativo que uma loja física. As dificuldades de um e outro são diferentes, mas elas existem.


É inegável que existem também muitos caminhos para o mercado digital e que são, em sua maioria, de fácil acesso, a saber:


  • Afiliados;

  • Loja virtual;

  • E-commerce;

  • Infoprodutos;

  • Dropshipping, entre outros.


Mas, apesar de serem de fácil acesso, ou seja, você consegue iniciar seu negócio de uma forma bem mais rápida, você ainda vai ter que lidar com a burocracia, tributações, logística de entrega, equipes de trabalho, etc.


Para encontrar a solução mais provável para a questão, analise bem o nicho que você escolheu e verifique se ele se dá melhor nos canais digitais ou físicos.




Qual o Pontapé Inicial para o Empreendedor Brasileiro?

Acredite, se você já escolheu o nicho de mercado que atuará bem como o canal que utilizará para trabalhar, já está com praticamente meio caminho andado.


Agora é a hora de enfrentar a burocracia, tributação, comprar equipamentos, estoque, formar equipes, domínios e hospedagem na internet, entre outros. Tudo vai depender, claro, do seu ramo de atuação.


Comece pelo começo inevitável: o Planejamento. Planejar nunca será tempo perdido.


Faça planilhas, simulações, busque informações no SEBRAE, faça cursos (se necessário), procure um contador para lhe orientar nas questões burocráticas e tributárias, procure profissionais do marketing digital para lhe auxiliar em seu marketing, nos conteúdos que posta, busque crédito (se necessário) para o capital inicial do seu negócio, etc.


Quanto melhor for este seu planejamento, melhor serão os resultados. Não tenha pressa para dar o chute inicial: prepare-se, organize-se, busque as ajudas necessárias, estude.


Jamais pense que pode lidar com tudo sozinho e que aquela “ideia” maravilhosa poderá ser colocada em prática rapidamente, sem o devido planejamento.



Dos Desafios e Soluções, Surgem as Oportunidades

Há um ditado que diz: é preciso ver oportunidades onde todos veem crise. Isto significa que você precisa “pensar fora da caixa”. Notícias e pessoas lhe dizendo que isto ou aquilo não dá certo, você vai encontrar aos montes.


É neste momento que você precisa ter foco, determinação e saber que o sucesso não é alcançado facilmente, para ninguém. É pensando assim que você vai conseguir enxergar oportunidades onde todos vêm problemas/crise.


É perceber e identificar seu público alvo, o capital necessário para o pontapé inicial, a equipe certa, confiante e bem formada e, a partir deste ponto, seu negócio só tenderá a crescer cada vez mais.


Em uma pequena analogia:


“Se você estiver bem preparado, com os soldados certos, bem armados e equipados, não significa que irá ganhar todas as batalhas, mas com certeza vai conseguir sucesso na guerra”


Se quiser e precisar saber mais sobre empreendedorismo, marketing digital, como ser empreendedor no atual cenário brasileiro, etc., os temas/links abaixo com certeza poderão lhe auxiliar. Dá uma conferida:


Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page