top of page
  • Foto do escritorSamir Dos Santos Teixeira

Empreendedorismo Digital: As Oportunidades de Negócio mais Lucrativas


empreendedorismo digital

O empreendedorismo digital tem uma vasta gama de oportunidades de negócio diferentes e que são, em sua maioria, muito lucrativas. Você conhece todas elas e sabe qual se adaptaria melhor às suas expectativas financeiras e profissionais?


Em tempos de crise, ainda mais agora com o advento da pandemia causada pelo COVID-19, muitas pessoas saem em busca de novos negócios, novas oportunidades para vencer o desemprego e a própria crise. Nesta busca, o empreendedorismo digital aparece como uma das principais opções.


Só que dentro deste mundo digital, existem vários tipos de negócios diferentes. A intenção deste post é trazer um pouco de conhecimento sobre a maioria deles para lhe auxiliar em sua escolha. Boa leitura.




Como Identifico um Negócio Digital Rentável?

Digital ou não é importante que você opte por um negócio o mais rentável possível, ou não faria sentido empreender. Mas como identificar um negócio rentável?


Pode ser um produto inovador ou mesmo um serviço, mesmo que não seja tão direcionado assim para o mundo digital. Podemos considerar como negócio rentável aquele que consegue atender de maneira efetiva toda às suas expectativas profissionais e financeiras.


Este casamento entre as finanças e o profissional não pode ter animosidades. É muito fácil ter uma visão um tanto distorcida sobre o que é uma empresa rentável e um negócio rentável, principalmente quando falamos nesse imenso mundo digital, onde as métricas e as ferramentas de medição são diferentes em diversos aspectos.


Além disso, você precisa considerar também o “time” de retorno do seu negócio. Estando ele no mundo digital, pode ser diferente do mundo físico ou de uma loja física, por exemplo, e isso precisa ser levado em consideração.




Você Sabe a Diferença Entre Negócio Rentável e Lucrativo?

Mas existe diferença entre ambos? Existe sim e você precisa ter isto bem claro em sua mente antes de iniciar ou planejar o seu novo empreendimento. Os “Negócios Rentáveis” estão diretamente ligados com o investimento para se atingir um determinado lucro, ou seja, o quanto você vai gastar, investir para “chega lá”.


Os “Negócios Lucrativos” tem relação direta com a sua receita bruta, ou seja, será o indicador de que você teve boa rentabilidade...ou não! Quando você já está falando de negócios lucrativos, é porque você já percebeu que seu negócio é rentável, só precisa agora gerar os lucros, ter receita, para se tornar um “negócio lucrativo” e poder afirmar que era mesmo um “negócio rentável”.


Em poucas palavras, significa que você está ganhando dinheiro, está vendendo seu produto e/ou serviço e obtendo receitas, lucros...assim, é um “negócio lucrativo”, você “chegou lá”.




As Oportunidades de Negócios Online

Não dá para falar em negócios online e não falar também em marketing digital. Parecem mesmo andar juntos, afinal, se você deseja vender seu produto ou serviço, vai precisa do marketing para isto.


Claro que o marketing digital não está presente só em negócios digitais, mas ele é mais fundamental ainda nestes tipos de negócios. Isto quer dizer que você, como um empreendedor digital, vai ter que estar envolto ao marketing digital também, para que os seus negócios online sejam efetivamente lucrativos.


E quais são os canais mais usados para negócios online?


São vários e tudo vai depender do seu tipo de negócio, do quanto e como você está disposto a investir e qual sua meta inicial de lucratividade. É exatamente o que falamos até agora: negócios rentáveis e negócios lucrativos. Confira alguns destes canais digitais:


  • Mídias sociais: apesar de que, aparentemente, não exigirem grandes investimentos iniciais, para um negócio mais lucrativo, certos investimentos nestes canais podem significar o sucesso ou não do seu negócio.


Eles possuem vários sub-canais muito conhecidos pela maioria das pessoas:

o Youtube;

o Facebook;

o GoogleAds;

o Instagram;

o Twiter;

o WhatsApp;

o LinkedIn, etc.


  • Blogues e sites: ambos são canais disponíveis na internet. No primeiro, expressa-se mais opiniões pessoais ou até de grupos de pessoas entorno de assuntos específicos e no segundo uma tendência para negócios e empresas. Mas isto não é uma regra, apenas tendência.




Negócios e Oportunidades Digitais

De olho neste vasto mercado consumidor digital, muitas empresas, até mesmo as mais convencionais e conservadoras, acabaram tendo que se adaptar ao mercado digital. E de que forma fizeram isto? Algumas simplesmente criaram franquias de si mesmas, outras permitiram que outros sites vendessem seus produtos.


Então, para fazer parte deste mundo digital eu não preciso, necessariamente, ter um produto meu ou um grande estoque? Não, não precisa. Você pode trabalhar com um estoque de uma franquia, ou sendo um afiliado onde toda a logística de entrega, etc., é feita por esta loja, detentora da marca.


Ou até mesmo você pode vender um produto seu que seja autorizado por uma outra empresa e, assim, vende com a marca da empresa que te empresta esta confiabilidade toda. Falaremos disto mais adiante.




Pequenos Negócios Digitais Lucrativos

O mercado digital é bem disputado, isto é verdade, mas existe muitos consumidores que geralmente se agarram à marca “A” e não compram da “B” de jeito nenhum. O inverso também ocorre e isto garante que você vai sim conseguir consumidores para os produtos pelos quais se afiliou ou que vende na internet.


E quais tipos de pequenos negócios lucrativos você pode empreender? Conheça abaixo os principais?


· Programa de Afiliados: se tornou muito popular nos últimos tempos. Apesar de, em sua maioria, possuírem regras parecidas, as empresas são livres para autorizarem ou desautorizarem certos procedimentos, divulgações e também são livres quanto às porcentagens disponibilizadas aos seus afiliados.


De uma maneira bem simples, ao ficar afiliado à uma empresa digital, você passa a propagar esta empresa através do seu site, de sua loja ou de qualquer outro canal digital ao qual você faça parte.


Por exemplo: você pode ser um famoso youtuber e, em seu canal, tenha uma linha de produtos que interessam ao seu público de uma empresa super conhecida. Você produz os vídeos, passa seu recado e, de quebra, se alguém comprar um produto desta loja pelo seu link, você ganha dinheiro.


Atualmente, como já dito, tem uma grande variedade de empresas e as regras também variam. É preciso ficar atento.


· Franquias de Marketing Digital: funciona, basicamente, da mesma maneira que uma franquia comum. No entanto, exigem um conhecimento específico sobre o produto e/ou serviço, mas estas franquias de marketing digital são mesmo uma ótima oportunidade para inúmeros profissionais liberais, autônomos, etc.


· Infoprodutos: a produção bem como o armazenamento de um infoproduto não requer, necessariamente, um espaço físico, como geralmente acontece com produtos que necessitam de embalagem e entrega. Isto porque você entrega o produto (ou até o serviço) diretamente pela internet, sem qualquer taxa de entrega, podendo inclusive ser replicado várias vezes, fazendo crescer sua lucratividade.


Os principais infoprodutos são:

o E-books

o Cursos gravados ou online (videoaulas)

o Audiobooks

o Podcasts

o Conteúdos só para membros

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page