top of page
  • Foto do escritorSamir Dos Santos Teixeira

Empreender é Possível no Cenário Brasileiro Atual?

Atualizado: 27 de fev. de 2021


Empreender no cenário Atual

O assunto empreendedorismo parece mesmo estar na moda. Analogias a parte, empreender se tornou uma alternativa muito comum nos últimos anos no Brasil, primeiro para ter uma maior liberdade econômica e profissional e segundo como uma forma emergencial de fugir do desemprego.


Se temos que falar de crises econômicas anteriores, podemos citar com total certeza que esta, infelizmente, se agravou e muito com o advento da pandemia, tanto a nível Brasil como a nível mundial. E, claro que estas crises todas tornaram o ambiente do empreendedorismo um tanto duvidoso.


Mas nem por isso: o brasileiro continuou e continua a apostar neste tipo de negócio, com o sonho de ser um empresário de sucesso e alcançar a tão buscada independência financeira. Mas se estamos falando de cenários, este é o momento ideal para investir e empreender?


Neste post vamos falar bastante de cenários, dos riscos e alternativas para fugir da crise ao se empreender no Brasil e também o que esperar para os próximos anos. Acompanhe.



Afinal, este é o Momento de Empreender no Brasil?

Quando se fala em empreender, qualquer pessoa consegue farta literatura sobre o assunto na internet. Na maioria das vezes, segue a regra de planejar e escolher o nicho de mercado mais oportuno. No entanto, são necessárias também outras análises pertinentes.


Planejamento é o básico e você usa em quase todas as situações da sua própria vida. Planejar uma viagem, a aquisição de um novo automóvel, cursar uma faculdade, mudar de emprego, etc. Sem o devido planejamento, todas estas situações correm o sério risco de dar errado.


No mundo dos negócios, a ideia é a mesma. E quando falamos de nicho, como escolher o certo? Qual é o nicho de mercado ideal: aquele produto ou serviço em alta, com forte concorrência, ou aquele que quase ninguém ouve falar, e tem quase zero de concorrentes?


Além disso, alguns nichos necessitam de forte investimento financeiro. Mas existe uma análise implícita nesta situação toda que muitos não observam: qual o momento certo para iniciar o seu novo negócio, para empreender, enfim?


Não se trata de ficar esperando o “momento certo” e sim de observá-lo mais atentamente. O cenário atual no Brasil, como em boa parte do mundo, não é nada promissor quando se pensa em abrir uma empresa e ter um novo negócio.


Mesmo não sendo promissor, ele é desafiador e, neste sentido, seu negócio vai iniciar já em um momento de crise, ou seja, totalmente adaptado à esta realidade e possivelmente muito mais resistente às próximas crises que por ventura surjam.


Muito mais difícil foi e ainda está sendo aos empreendedores que já tinham seu negócio em funcionamento, que tiveram que se adaptar rapidamente a uma nova realidade de consumo e muitos que não conseguiram esta adaptabilidade ou não tinham como investir, sucumbiram.



Quais os Obstáculos Atuais para o Novo Empreendedor?

Muitos destes obstáculos já existiam antes deste “novo cenário”. Em geral, o novo empreendedor terá que ter uma visão sempre do futuro e estar também sempre pronto para mudar quando for preciso. Além disso, precisa contar com alta tecnologia. É importante trocar a palavra obstáculo por desafio.


Quem quer empreender hoje no Brasil vai se deparar, inevitavelmente, com vários desafios, principalmente no começo do negócio. Abaixo, listamos alguns deles.


Confira:


· A Burocracia

É certo que o MEI facilitou e muito a vida da maioria das pessoas que sonhavam em iniciar um negócio próprio, mas infelizmente o Brasil ainda é um país muito burocrático. Abrir uma empresa hoje no país pode levar até 100 dias, só na burocracia.


Sugestivamente, para reduzir estes impactos e não errar, perdendo mais tempo, conte sempre que possível com um profissional da contabilidade para lhe auxiliar.

Consulte também o SEBRAE para ter maiores orientações a respeito.


· Carga Tributária

Não é preciso dizer que o Brasil tem uma carga tributária pesadíssima. O assunto, inclusive, é fartamente discutido na mídia em geral. CSLL, PIS, ISS, COFINS, ICMS e IRPJ são apenas alguns poucos exemplos dos vários impostos pagos pela maioria dos empresários brasileiros.


Aqui é preciso muita atenção na escolha do modelo e forma de tributo a ser pago. Basicamente existem 3:


o Lucro Presumido

o Lucro Real

o Simples Nacional


Pelo próprio nome, já é possível perceber que o Simples Nacional é a forma mais eficiente de pagar menos impostos. No entanto, isto não vale para toda e qualquer empresa. É necessária uma análise aprofundada, principalmente com um provisionamento do futuro, para a escolha de um dos três.


Neste item também é aconselhável ter o auxílio de um bom contador


· Tecnologia e Marketing

Não é totalmente certo chamar de desafio “tecnologia e marketing”, mas os termos cabem aqui porque eles são de vital importância considerando cenários pós pandemia.


Hoje é quase que impensável não ter seu negócio na web, mesmo que seu objetivo seja montar uma loja física, por exemplo. Igualmente, é também quase que impensável não ter um bom marketing digital para a sua empresa.


o Tecnologia: computadores, sistemas de gestão empresarial na nuvem, impressoras fiscais, conexões com a internet, entre outros, são o básico de tecnologia para o seu negócio.


o Marketing: um site responsivo, bem elaborado, um blog com conteúdos relevantes que entreguem valor sobre o produto ou serviço que você comercializa, potencializar as redes sociais, entre outros, também são o básico quando se fala em marketing digital.



O que Esperar para o Futuro do Empreendedorismo?

Toda e qualquer análise, seja da economia do Brasil e do mundo, seja do empreendedorismo em específico, pode facilmente ser considerada precipitada neste momento. O que é preciso ter em mente é que a forma de consumir mudou e em definitivo.


Os consumidores estão mais exigentes, usam muito mais a internet e valorizam muito diferenciais como a interação nas redes sociais, entrega de conteúdos importantes e que acrescentem conhecimento, bom atendimento, logística de entrega eficiente e um bom relacionamento, mesmo no pós-venda.


Neste contexto, o futuro do empreendedorismo vai exigir:


-Muito mais Qualidade: sejam dos produtos ou serviços, sejam na eficiência do negócio.


-Muito mais Conhecimento: o consumidor está exigindo conhecimento antes de comprar. Você precisará entregar isto a ele, mesmo sem garantia alguma de que a venda será efetivada. Posts, blogs, sites, etc., são os principais canais para a entrega deste conhecimento.


-Adaptabilidade: empresas que se firmarem neste ambiente atual, tendem a ter um crescimento acelerado, porque já entram no mercado totalmente adaptadas e, como já dissemos inclusive, mais resistentes às crises.


-Sustentabilidade: outra exigência dos consumidores. Quem não segue nesta linha, pode desaparecer em pouco tempo.


-Ambiente Digital: já estamos deixando a nova era digital, pois ela já é realidade e pode, em pouco tempo, se tornar a velha era digital. Quem não estiver inserido no mundo digital, também tende a sucumbir.

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page