top of page
  • Foto do escritorSamir Dos Santos Teixeira

Escreveu, não leu, o Pau Comeu! Será?

Atualizado: 25 de fev. de 2021


Posts em redes sociais e blogs

Boas práticas nas redes sociais, conteúdos de valor e que agreguem, são premissas para uma boa estratégia de marketing, engajamento, atração de tráfego para o seu site, divulgação e reconhecimento da marca


Você programa toda a sua estratégia de divulgação, tanto nas redes como em outros canais possíveis, produz bons conteúdos que agregam valor e mesmo assim seus posts são pouco visualizados, não engajam. E aí? Escreveu, não leu, o pau comeu mesmo?


O significado desta frase, que é um ditado bem conhecido, é Expressão que significa que quando se faz algo sem prestar atenção, pode haver consequências ruins”. Aqui estamos aplicando a mesma frase para um outro sentido: escreveu, postou e ninguém leu...devo desistir?


Claro que, em toda a sua estratégia de divulgação, se você não fizer tudo direitinho e “...não prestar atenção...”, os resultados finais serão ruins mesmo. Mas e se você fez tudo certinho e não obteve aquele resultado que esperava ou almejava?


Neste post, você vai entender como funciona toda esta relação postagens e resultados, bem como algumas táticas úteis para melhorar sua estratégia e implementá-la. Acompanhe.



Será Mesmo que Você deve Desistir de seu Blog e suas Postagens?

Claro que não. Como em quase tudo na vida, quando começamos alguma coisa nova, um empreendimento, um planejamento familiar, etc., sempre há um período de latência. É aquele espaço onde você não obtém resultados favoráveis, mas isto não significa, necessariamente, que são desfavoráveis.


Não dá para construir um muro se você não começar por baixo, do primeiro tijolo. Até o último tijolo, você não tem nada, só pedaços do que pode vir a ser um dia um muro. Só que esta “latência” não tem um tempo pré-definido: cada caso é um caso.


No exemplo do muro, você pode termina-lo no mesmo dia, se tiver todos os materiais necessários. Em suas postagens, este tempo também existe, mas não há como defini-lo objetivamente. O trabalho de um blogueiro é praticamente interminável.


Isto vale também para quem faz postagens nas redes sociais. Obviamente que existem muitos fatores que precisam de análise: quantidade de postagens, se a linguagem para com o seu público está correta, qualidade destas postagens, entre muitos outros.


E a atenção com os resultados, para melhorar aqui e ali, é constante. Mas isto também faz parte do nosso cotidiano, afinal, tudo que você faz bem hoje, sempre tem espaço para fazer melhor amanhã. Basta ficar atento em pequenos indicadores de melhoria, ou pontos que podem ser corrigidos ou aperfeiçoados.



Como Saber se Estou no Caminho Certo com Minhas Postagens?

Existem algumas premissas que apontam se você está indo pelo caminho certo. Além delas, indicadores de resultados também são importantes ferramentas para corrigir possíveis equívocos em sua estratégia. Isto não quer dizer, no entanto, que ela está errada.


Criar e manter um blog, fazer postagens, no blog e nas redes sociais, envolve um tempo e certo investimento. Exatamente por este motivo, o planejamento inicial é vital para que tudo dê certo. Mas jamais desista de tudo frente a possíveis resultados insatisfatórios.


O que é mais sublime no inbound e que o diferencia muito do outbound marketing é exatamente a possibilidade de mudar estratégias a qualquer tempo, sem ter altos custos com isso. Começou errado, precisa de ajustes, mudar caminhos?


Tudo bem, o importante é ter percebido a tempo esta necessidade de adequações e mudanças. Mas, voltando a falar do “caminho certo”, se você cumpriu algumas ou todas as premissas listadas abaixo, há quase 100% de certeza de que está no caminho certo. Confira:


· Planejamento e plano de negócios

· Estudo do seu público alvo

· Desenvolvimento do persona (quem é o público que você quer atingir)

· Estudo da linguagem e canais de divulgação (conforme o persona)

· Bons conteúdos que entreguem e agreguem valor

· Estudo dos canais adequados para alcançar o seu público

· Estudo da melhor quantidade de postagens (blog e redes). Lembre-se: melhor qualidade do que quantidade.

· Autoridade no assunto que está divulgando.



3 Dicas Úteis e boas práticas nas redes socias

Se você está fazendo tudo certinho, tenha calma, dê tempo ao tempo. O que você não pode, em hipótese alguma, é deixar de acompanhar suas postagens e resultado das mesmas. Estes indicadores irão lhe dar um “norte” quanto as suas futuras postagens.


Nada impede que você mude o formato de seus artigos ou posts, altere imagens, recorra a vídeos, entre tantas outras possibilidades para atrair mais o seu público. Abaixo listei 4 dicas que podem ser úteis na hora de elaborar sua estratégia de divulgação nas redes sociais. Dá uma conferida:


1º. Tenha a sua Identidade Visual

Não precisa ser nada muito chamativo, nem cores vibrantes ou imagens pulando a todo momento. Mas você precisa ter a sua identidade visual onde, quando seu público olhar aquela cor ou logo, vai lembrar de você, do que você diz em suas postagens e, consequentemente, dos seus produtos ou serviços.


2º. A Produção de Bons conteúdos é o que faz Toda a Diferença

Produza sempre conteúdos de qualidade e consistentes, que agreguem conhecimento à sua audiência. É desta forma que você vai conseguir educar o seu público e este último vai compreender de o porquê fazer uso dos seus produtos ou serviços.


Isto vale para suas postagens tanto em seu blog, como em suas redes sociais.


3º. Analise e Tenha a Frequência Certa

Dificilmente alguém vai acertar de primeira quantas postagens são necessárias, diariamente, semanalmente ou mensalmente, para atrair seu público e criar engajamento.


É possível sim se basear em experiências anteriores, com produtos e serviços semelhantes ou até na própria concorrência. Mas isto não é em definitivo, pois existem muitos outros fatores que podem interferir neste processo.


A melhor maneira de saber a frequência certa de postagens e analisando as métricas e indicadores de resultado. Claro, o ideal é que você não sobrecarregue, logo de início, seu público com uma montanha de informações. Muito provavelmente ele não vai conseguir assimilar tudo isto.


Mas existem situações em que se faz necessário sim aumentar o número de postagens e em outros reduzir drasticamente. Repetindo: quantidade não é qualidade.


Finalizando

Tenha paciência! Se você fez tudo certinho de início, é acompanhar com cuidado o dia a dia e realizar os ajustes de sua estratégia que forem necessários. Muitas vezes, nem são necessários ajustes e simplesmente o tempo vai lhe proporcionar os resultados que espera.

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page