top of page
  • Foto do escritorSamir Dos Santos Teixeira

O que é Estratégia Editorial e qual sua Importância

Atualizado: 25 de fev. de 2021


Estratégia editorial de conteúdos

A pergunta que se faz é: você tem seguindo uma linha editorial estratégica em seus conteúdos? Como você escolhe os temas para garantir não só o alcance necessário, que é o seu persona, seu público, como também conseguir engajá-lo adequadamente?


Afinal, você precisa saber passar a mensagem que deseja para o seu público e nas horas certas, com uma sequência estratégica e que respeite a etapa do seu Inbound marketing (do funil, por exemplo), ou estará apenas soltando conteúdos sem nenhum segmento e coerência.


Desta forma, mesmo que seus conteúdos sejam válidos e relevantes, bem preparados e com as Keywords certas, etc., ele não seguirá uma linha de informação para que seu público possa acompanhar. Vamos entender melhor o que é esta linha editorial estratégica? Acompanhe.


O que é e Porque Pensar em Estratégia Editorial?

Pensar em uma estratégica editorial significa programar e executar uma linha de pensamento que você deverá seguir para a criação de todos os seus conteúdos.


Mas o que seria esta linha de pensamento? Nos últimos tempos, vemos nas mídias em geral (jornais, principalmente) um ataque e defesa do nosso governo. Uns jornais atacam mais, outros defendem ou simplesmente não se manifestam a respeito.


Este é um bom exemplo de uma sequência de pensamento, ou seja, todos eles seguem uma linha e conseguem atrair o seu público mantendo sempre um mesmo pensamento sobre a mesma questão. Trata-se de um direcionamento único na forma de se comunicar com as pessoas que acompanham esta mídia.


Saindo do exemplo e voltando para a aplicação prática no marketing digital e nos conteúdos que você leva até seu público, estamos querendo dizer que estes conteúdos precisam ter um segmento lógico de pensamento, de informações que estão sendo levadas ao seu público alvo.


Isto é importante porque, ao definir seu persona com base em seu público alvo, você já determinou o tipo de pessoa que irá consumir os seus conteúdos e, principalmente, os seus produtos ou serviços.


Se você não alimentar este persona com os conteúdos certos na sequência certa, pode estar desperdiçando dinheiro. Você não vai conseguir agradar a todos e pode inclusive não agradar a ninguém.


É exatamente por este motivo que é preciso focar seus conteúdos em uma linha de pensamento para gerar mais conversões e manter o seu público consumidor fiel.


Como Conseguir Elaborar e Implantar uma Estratégia Editorial?

Esta estratégia precisa estar diretamente correlacionada ao seu persona: o que ele gosta, suas preferências, hobbies, condição social, entre muitos outros fatores pois é neste estudo que você vai conseguir abordar tipo de linguagem, quais informações são mais relevantes ou não, etc.


Confira algumas dicas para implementar a sua estratégia:


1. As Palavras Chaves Dizem Muito

As palavras chaves dizem muito sobre os temas que você deverá usar e principalmente sobre quais assuntos abordar, tendo visto que existem certos termos ligados especificamente ao seu negócio e que sempre deverão estar presentes nos seus conteúdos.


Se precisar de ajuda nesta busca, o Google oferece uma ferramenta importante para a escolha das palavras chaves certas.


2. Quais Temas/Assuntos Abordar?

Além de saber quais temas e assuntos abordar, estes precisam, como já dissemos até aqui, ter uma sequência lógica de pensamento: é a editoração estratégica dos seus conteúdos.


Existem muitas formas de estabelecer estes temas: assuntos que estejam atrelados a busca do seu público, dar uma olhadinha no que sua concorrência está falando e/ou temas que valorizem e ressaltem a importância/qualidade do que você comercializa, bem como sinalizar o quanto seu produto/serviço é necessário.


3. Atenção com os Canais de Comunicação!

Existem muitos canais de comunicação disponíveis: artigos em blogs ou sites, podcasts, vídeos, redes sociais, etc. No entanto, nem todos eles alcançam o seu público e é um erro pensar que, ao espalhar seus conteúdos em todos, estará sendo assertivo.


No próprio estudo do seu persona, você já vai conseguir identificar quais são os canais de comunicação mais utilizados por seu público bem como quais os assuntos são mais relevantes para ele.


4. Além dos Canais, o Tipo de Linguagem

Além da escolha do canal de comunicação apropriado, o tipo de linguagem também é muito importante e vai influenciar igualmente na escolha do tema e na linha editorial a se seguir.


Além disso, cada canal tem um tipo de linguagem e é importante tentar respeitar isso, ou você não vai estar alcançando seu público. Parece até um pouco complicado, mas tudo faz parte desta estratégia de editoração de seus conteúdos.


5. Gerenciamento de seus Conteúdos

É aqui que sua estratégia poderá ser comprovada. É neste momento que você irá definir datas, horários, frequência de postagem e até a sequência certa dos assuntos abordados. Este tipo de análise não é aleatória. Ela se baseia principalmente nos resultados obtidos com suas postagens.


Deve-se levar em consideração que grandes quantidades de postagens não representam, efetivamente, bons resultados em seu marketing de conteúdo. Pense primordialmente em qualidade destes assuntos, uma gramática correta e coerente e uma linguagem apropriada e relacionada com seu público.


Essa etapa é importante porque cada nicho tem seu próprio pico de procura, e você vai precisar encontrar o seu. Pode até ser que sua concorrência já indique isto, mas em alguns casos será preciso uma análise mais aprofundada.


Conclusões Finais

Deu para perceber até aqui que ter uma estratégia editoria é vital para o sucesso do seu negócio. Se você está tentando alcançar seu público, precisa ser o mais assertivo possível nos conteúdos que está entregando. Isso acaba lhe conferindo mais visitantes qualificados, ajudando também no melhor ranqueamento e otimização das suas publicações.


Se possível ainda, conte com a ajuda de um redator profissional que possa realizar esta análise estratégica junto com você e/ou com sua equipe de marketing. O custo benefício no final será notado rapidamente nos próprios resultados obtidos.

55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page