top of page
  • Foto do escritorSamir Dos Santos Teixeira

Métricas de Vaidade: Entenda o que Realmente Importa no Marketing Digital


métricas de vaidade

A primeira coisa que se ouve quando falamos em marketing digital é sempre suas métricas, para identificar se a estratégia está funcionando ou não. Mas será que você está mensurando corretamente tais métricas?


Mesmo quem não é um marketeiro de carreira sabe bem da importância de se acompanhar todas as métricas de suas estratégias de marketing digital. Isso faz parte do cotidiano, afinal, é através delas que se tem uma noção mais precisa de quantas andam o seu planejamento.


Só que muitas vezes a mensuração destas métricas não é feita corretamente. Pode parecer que sua estratégia está indo bem, a partir do momento que você consegue vários likes e até algum engajamento, mas não é bem assim.


Estou falando das métricas de vaidade, que são aquelas que trazem ótimos números, só que estes não são convertidos, efetivamente, em resultados para o seu negócio, para as suas vendas.


Vamos entender melhor o que significa tudo isso?




O que São Exatamente Estas Métricas de Vaidade?

Métricas de vaidade são na verdade resultados muito bonitos por fora, mas sem qualquer efetividade por dentro. Quantos não comemoram um aumento significativo de seguidores nas redes sociais, apostando em suas publicações e considerando que os resultados foram ótimos?


Só que nem sempre essa quantidade toda de seguidores se reflete em mais vendas, em mais negócios para a sua empresa. Isso posto, podemos entender que Métricas de Vaidade são aqueles indicadores que não comprovam, de fato, o real crescimento da sua marca, dos seus negócios.


Elas não nos ajudam em quase nada: não favorecem suas estratégias de marketing, não geram novas oportunidades de negócio e, enfim, não possuem qualquer utilidade prática para você e sua empresa.


Mas e a popularidade gerada com estas métricas de vaidade, não significam nada? Claro que são importantes, afinal, maior popularidade representa maior alcance, considerando se tratar de seguidores obviamente reais.


Só que estes dados todos não devem ser sua prioridade quando da análise de resultados de sua campanha. Algo precisa ser feito para transformar toda esta sua popularidade em vendas, em negócios reais...um retorno verdadeiramente positivo de seu marketing digital.




O que Podemos Considerar Como Métricas de Vaidade?

A principal delas são os likes. Não tem como você não pensar que suas publicações e anúncios estão dando certo quando chovem curtidas neles. Dá mesmo a impressão de que você acertou e que está indo pelo caminho mais assertivo possível.


Felizmente o Instagram já identificou e sanou o problema das métricas de vaidade, ocultando a quantidade de curtidas nas publicações. Todavia, outras plataformas sociais não o fizeram ainda.


E porque os likes em uma publicação seriam um problema? Na verdade, eles não são “um problema”, no entanto você precisa verificar se todas estas pessoas que estão curtindo suas publicações são realmente seu público alvo ou se são amigos, familiares, amigos de amigos, etc.


Outro ponto a analisar é se as curtidas foram porque a sua publicação agradou (arte, animação, textualização, etc.) ou porque ficaram realmente interessados com a novidade/oferta anunciada.


Outra métrica de vaidade é o número de seguidores. Esta pode ser considerada até mais perigosa que a anterior, pois pode causar a falsa sensação de que as pessoas estão lhe seguindo por causa do produto ou serviço que você vende e/ou por conta de um forte engajamento de suas publicações.


Neste ponto, é muito importante que você consiga identificar se a taxa de engajamento corresponde ao número de seguidores que você está conseguindo. Em suma, se você tem muitos seguidores e poucas curtidas, por exemplo, seu engajamento está sendo muito pequeno.




Então, o que Verdadeiramente Importa nas Métricas?

Todos estes números (métricas) que você tira de suas postagens em redes sociais ou outros locais de publicação nada importam se você não observar a performance como um todo do que você está anunciando.


Aqui estamos falando o que o Marketing Digital chama de Indicadores Chave de Performance (ou KPI - Key Performance Indicator, na versão original em inglês). E quais seriam eles? Confira:


1º. Os Leads

Para quem é do marketing sabe da importância dos leads e, aliás, ele é costumeiramente comentado e observado. Isto porque é através dos leads que você vai conseguir observar o que está realmente sendo convertido ou não.


Quando falamos em “conversão”, estamos nos referindo a etapa final do processo, ou seja, seu público viu seu anuncio, visitou sua página, se cadastrou, comprou alguma coisa ou mesmo se inscreveu para algum evento/promoção, virou um cliente, etc.


Assim, serão os leads que ditarão o quanto a sua campanha está indo bem (ou não), pois é através deles que o visitante de sua página demonstra que tem interesse em seu conteúdo, ou no que você comercializa.


Muitos leads indicam que sua campanha vai bem e sua página melhor ainda.



2º. Atenção com os Visitantes Únicos

Muitos gestores de tráfego cometem o erro de observarem apenas a quantidade de visualizações de uma página. No entanto, ao invés de observar estes números, o correto seria atentar-se na quantidade de visitantes únicos da mesma.


Sua loja online pode conter, por exemplo, 1000 visualizações, mas apenas 100 visitantes únicos.



3º. O CAC

CAC significa Custo por Aquisição de Cliente (CAC) e é uma métrica muito importante de ser observada, principalmente se o seu objetivo é vender produtos e/ou serviços. Isto porque é através do CAC que você identificará qual foi o custo/investimento envolvido para efetivar uma venda em sua página.


Ele também irá indicar se sua campanha está sendo assertiva ou não (ela pode estar trazendo apenas métricas de vaidade), se está gerando resultados satisfatórios ou se você precisa mudar sua estratégia.



4º. O LTV

O LTV é um indicador muito importante, só que não é tão conhecido ou conferido pela maioria das pessoas. LTV significa lifetime value, termo em inglês que representa uma previsão do lucro líquido atribuído a todo o relacionamento futuro com um cliente.


Na prática, ele lhe diz o quanto um cliente realmente vale para você e sua empresa, ou seja, lhe apresenta o valor da vida do cliente ou de relacionamento entre você (sua empresa) e ele (cliente).



Não Faça Tudo Sozinho

O marketing digital é uma das formas mais efetivas de conseguir divulgar sua marca, gerar autoridade e vender mais, ou seja, de fazer com que o seu negócio obtenha o sucesso que tanto almeja.


Ele é tão efetivo assim porque fideliza clientes e tem um custo muito mais baixo que o marketing tradicional (ou Outbound Marketing, que ainda é utilizado hoje), conseguindo trazer resultados tão e quanto satisfatórios. O marketing digital preza pela interação com o seu público, com o seu cliente.


Para conseguir isso, utiliza-se de muitas ferramentas diferentes, desde a construção de sua campanha até o acompanhamento de todas as métricas e resultados. Entretanto, de nada valem ferramentas poderosas se você não fizer bom uso delas.


Neste sentido, é relevante observar que você não deve fazer tudo sozinho no marketing. inclusive, principalmente no início de sua campanha, é mais que aconselhável que você tenha profissionais do marketing digital envolvidos, para que o valor investido realmente lhe traga resultados.


Pensando em melhor custo benefício, você pode vir a gastar muito mais, desperdiçando dinheiro, inclusive, se tentar criar sozinho uma campanha e acompanhar seus resultados, salvo se já tiver experiência relacionada.


E mesmo assim, fatalmente você não conseguirá dominar tudo sozinho: imagens, filmes, produção de conteúdos relevantes para seu público, SEO, publicação, construção e adequação de página, acompanhamento de métrica e resultados, gestão de tráfego e muitos outros processos envolvidos. Fica a dica!!



Quer saber mais sobre marketing digital, empreendedorismo, precisa de um redator profissional, tem críticas ou sugestões? Comenta aqui embaixo, vou responder o mais rapidamente possível. E aproveita pra compartilhar este conteúdo também, pode ser útil para mais alguém.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page