top of page
  • Foto do escritorSamir Dos Santos Teixeira

O Poder da Mente Para o Sucesso dos Negócios


O Poder da Mente

A mente é um mundo imenso e as vezes de difícil interpretação. Quem já não pensou em iniciar um novo negócio, depositou ali todos os seus esforços mentais (e as vezes até espirituais), fez tudo certo no âmbito de planejamento e, mais à frente, vê seu negócio despencar sem motivo aparente?


Será que o problema está depositado apenas no nicho de negócio escolhido ou na forma de executá-lo? Por vezes pode ser isso sim, mas em uma grande maioria dos casos está no reflexo de sua própria mente que não estava preparada para aquele empreendimento.


E o que é preciso para usar o poder da mente para o sucesso dos negócios? É sobre isso que falaremos aqui, neste artigo. Acompanhe.




Sou Injustiçado, Nada dá Certo

Esta afirmativa é muito utilizada como “justificativa” para os insucessos. Há pessoas que trabalham a vida inteira sem conseguir ver um crescimento profissional, financeiro e muito menos ter o reconhecimento que merecem.


Outras com um simples estalo já vêm um sucesso monstruoso. Será que estas pessoas são mais inteligentes que as outras que trabalharam a vida toda? Ou tiveram sorte? Presta muita atenção: não se trata de inteligência ou sorte, em absoluto!


Algumas pessoas pelo simples fato de levantarem de manhã e baterem o dedinho do pé na quina da cama, já acreditam que o dia tende a ser ruim e atribuem todos os acontecimentos deste mesmo dia que por ventura não foram muito positivos a este início um tanto tenebroso.


Mas entendamos bem: as atribuições de um dia ruim nem sempre foram em consequência dos fatos que ocorreram durante este mesmo dia e sim à sua mente que os considerou desta forma.


Um pneu furado, atrasando um compromisso, pode ser apenas um pneu furado e nada mais. Se o seu compromisso não vingou, a culpa não foi do pneu e muito menos do dedinho que bateu na quina da cama.


No entanto, se sua mente já determinou de forma negativa que tudo que acontecer no dia for em consequência de um “dedo que bateu na quina da cama” e que isto indicou, efetivamente, que o dia será ruim, seu emocional passará a atribuir tudo de forma também negativa.


Sylvio Araújo, em seu Blog, fala exatamente disto:


“...pensar negativamente prejudica por completo a sensação de poder fazer, destrói a esperança e pior, acaba com o combustível emocional. Tal combustível é o que nos dá forças todos os dias para fazermos mais e melhor. A melhor forma de ativar e aumentar o nível do combustível emocional é através dos pensamentos, aqueles que te motivam a continuar...”


Em outras palavras, sua mente é quem vai determinar como será o seu dia. Sim, é possível que obstáculos aconteçam e que situações inusitadas, aparentemente negativas, possam surgir. Só que sua mente tem o poder de transformar tais situações em um aprendizado benéfico, e isso é positivo.


Um pouco de resiliência também ajuda. O mais importante é não cercar o seu dia, a sua semana, mês, etc., com uma aura negativa e que irá servir apenas como uma justificativa para o seu insucesso.



O Poder da Mente Para o Sucesso dos Negócios

Pode não parecer, mas no mundo business o poder da mente pode ser um fator determinante para o sucesso ou o insucesso de um grande negócio. É normal para a maioria dos empreendedores que começam um novo negócio pensarem positivo, que tudo vai dar certo, coisa e tal.


No entanto, imprevistos e alguns obstáculos, além de planejamentos mal elaborados, fazem com que estes mesmos empreendedores comecem a fraquejar frente ao negócio, poluindo todo um emocional, que precisa estar tranquilo para encontrar as soluções certas.


Nenhum negócio flui tão perfeitamente assim logo de início. Mesmo os que já apontam para um sucesso monstruoso no começo, tendem a cair em pouco tempo se fatores pertinentes ao próprio negócio não forem observados.


Problemas existirão, isso é quase que inevitável. A questão é encontrar as soluções certas, nos momentos certos para tais problemas e, para tanto, você precisa estar com o seu emocional em dia. Não basta apenas “pensar positivo” com um “tudo vai melhorar”.


É preciso ser realista, lidar com o problema da melhor forma possível e tomar ações efetivas. Pra ajudar, faça-se algumas perguntas:


  • O que aconteceu para surgir o problema? (quais as causas, fatores externos, internos, econômicos, locais ou mundiais, etc.?);

  • Quais as soluções possíveis para este problema? (enumere todas as opções. Não seja negativo nem positivo, seja realista, lide com o problema de forma clara e objetiva e coloque todas as opções na mesa, mesmo aquelas que parecem até inalcançáveis);

  • O que terei que fazer para colocar as soluções encontradas em prática? (observe fatores internos ou até externos que você possa mudar, para dar novos rumos ao seu negócio e driblar o problema. Dentre a solução mais objetiva e possível encontrada, detalhe e enumere o que será necessário fazer para colocá-la em prática);

  • O que fazer para que problemas idênticos não venham a acontecer novamente? (além de encontrar soluções e tomar ações objetivas para corrigir os problemas, você precisa, a partir de agora, se precaver para estes mesmos problemas não venham a surgir outra vez).



4 Práticas Para Fortalecer Sua Mente nos Negócios


Quando os problemas surgem, sempre há aqueles que ficam paralisados pelo medo e aqueles que são, na verdade, estimulados pela ocasião. Para que você não tenha esta paralisia repentina, siga algumas dicas sobre práticas que fortalecerão sua mente:


1º. Revise Suas Emoções Diariamente

Bateu o dedinho na quina da cama? Além da dor física, há um impacto emocional e de certa forma involuntária e você vai ficar com raiva, principalmente com a dor persistente.


O trânsito, o pneu furado, a porta que demorou a abrir, entre outros fatores aleatórios, podem criar um estímulo de estresse que você não tinha quando saiu de casa.


Desta forma, reserve de duas a três vezes por dia um minutinho para realizar uma checagem mental. Perceba que suas emoções estão à flor da pele e o que ocasionou este estado emocional.


A partir deste ponto, saia do “piloto automático”, analise os fatos com objetividade e afaste os pensamentos negativos que surgiram em consequência. Reencontre o seu centro e continue o seu dia de forma clara e positiva.



2º. Atente-se às Suas Emoções e Pensamentos Diários

Vários estudos já demonstraram que reconhecer pensamentos negativos e perceber o porquê de estaremos no modo “reativo” nos dá o grande poder de tomar a decisão certa, de mudar o foco visando as possibilidades e não, exatamente, o problema.


O simples fato de estar consciente do problema, ao invés de ficar apenas quebrando a cabeça na tentativa de corrigi-los, já cria um estímulo emocional necessário para que as soluções surjam, naturalmente.



3º. Permita-se: Encare suas Emoções

Evite se julgar a todo instante. Permita-se sentir suas emoções em sua plenitude, porque elas são exatamente um feedback da sua percepção da realidade que o cerca.


Se começar a encarar todo esse processo como um erro, vai com certeza ser levado a acreditar que a sua situação atual, frente à um problema, por exemplo, não deveria estar acontecendo com você e passa a culpar outras pessoas ou situações.



4º. Lide com a Realidade

Já diz o ditado: não existe amanhã se não existir o hoje. A maior parte dos nossos medos e até insucessos são causados por algo que acreditamos e pensamos que pode vir a acontecer. Isso, definitivamente, é um cenário pessimista da realidade.


E não pense que, agindo desta forma, estará se prevenindo das incorrências do dia a dia, muito pelo contrário, os problemas virão de um modo ou outro, mas com esta percepção errônea e pessimista, você vai ter muito mais dificuldade de lidar com os obstáculos que por ventura surgirem.


Também não adianta ficar preso às situações que já ocorreram no passado e que podem vir a ocorrer novamente, pois a expectativa de um futuro incerto mina qualquer segurança que possamos ter frente ao mesmo.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page