top of page
  • Foto do escritorSamir Dos Santos Teixeira

O que é e Qual a Importância do Copywriting

Atualizado: 25 de fev. de 2021


O que é copywriting e sua importância

Melhores técnicas de copywriting aplicadas em seus textos, para não só convencer o leitor / público alvo como também favorecer o engajamento e conversões. O copywriting é fundamental para o Marketing Digital.


É muito fácil conceituar o termo copywriting: é um texto, geralmente não muito grande, que serve para influenciar o leitor a se tornar um cliente, a comprar com você. Simples assim? Não exatamente.


O conceito básico do termo é este mesmo, de uma forma bem simplificada. Mas produzir estes textos e principalmente fazer com que alcancem os seus objetivos é um tanto mais complexo e exige um maior conhecimento por parte de quem está produzindo o copy.


Obviamente que é possível aprender a produzir bons copy's, afinal, aprender é uma grandeza que não ocupa espaço. Neste artigo vou explicar em detalhes o que é copywriting e principalmente qual a sua importância no marketing do seu negócio e vou dar também muitas dicas para produzir seu próprio copy. Confira.



O que é Copywriting e qual sua Importância?

Temos que começar pela definição, mais detalhada, do termo copywriting. Um dos profissionais mais conhecidos, respeitados e até admirados pela maioria dos copywriters, Neil Patel, conceituou sabiamente copywriting da seguinte forma:


“...técnica empregada na redação de conteúdos a serviço do marketing e vendas, (…) com o objetivo de convencer o público-alvo...”


Não está muito diferente do primeiro conceito colocado logo no início deste artigo, não é mesmo? Se você quer uma conceituação definitiva para o copywriting, podemos dizer que são textos que tem por objetivo fazer com que o leitor se torne, ao final do processo, seu cliente.


Porque “final do processo”? Porque nem sempre um copy serve exatamente para fazer seu público comprar alguma coisa. Muitos copy's, pura e simplesmente, servem apenas para educar seu público e convencê-lo de que:


1º. Não está feliz sem o produto ou serviço que você vende... (topo)

2º. Precisa do produto ou serviço que você vende... (meio)

3º. Precisa do “seu” produto ou serviço, porque ele é melhor... (fundo)


Assim, bons copys também são usados frequentemente para anunciar e explicar melhor um produto ou serviço, informando suas funções, como usá-lo e quais as suas vantagens.


Não confunda um copy com um catálogo de propaganda. Neste último você informa ao leitor o seu produto e serviço, coloca em destaque promoções e preços e pode até dar uma “deixa” das qualidade e vantagens de comprar com você.


No entanto, não há nenhuma técnica específica de convencimento, de levar seu leitor ou público a entender que quer aquele produto ou serviço. Um catálogo de propaganda visa levar quem já precisa do seu produto/serviço a comprar com você.


Mas existem muitas pessoas que não sabem ainda que precisam do seu serviço ou produto, ou que não tomaram a decisão ainda de compra-lo. É aqui que entra o copy, com alto poder de persuasão, educação e convencimento. O copy vai levar seu público alvo a se interessar pelo que você vende.


E não estamos falando apenas de mercadorias ou prestação de serviços. Você pode levar o seu público alvo a comprar a sua ideia, a ler suas postagens, etc. O copywriting é uma das armas mais poderosas do marketing digital.



Como Produzir Bons Copy's?

Um bom copy não está diretamente ligado no texto em si ou na gramática e coerência do que ali foi escrito. Obviamente que você precisa pensar nisso também, mas só podemos concluir que é um bom copy ou não depois que analisarmos os resultados.


Existem muitas técnicas para se escrever um copy. Ele é na verdade como um desenho, onde você vai soltar sua imaginação e, com a ajuda destas técnicas e regras, conseguir alcançar seus objetivos.


Ele usa muitos gatilhos, aqui e ali, que devem se combinar com efeitos visuais, disposição da página de vendas, vídeos e imagens. O conjunto todo é que vai trazer os resultados almejados.


Existem algumas regrinhas e conceitos que precisam ser levados em consideração na hora de produzir um bom copy. Confira os principais:


1º. Entenda bem o Problema

Entendendo o problema - copy

Praticamente não existe uma estratégia de marketing sem uma persona. Para ser fazer um copy de qualidade, é preciso, antes de mais nada, entender bem qual ou quais são os problemas desta persona.



2º. Atacando a Emoção e Dor do seu Público

Atacando o emocional - copy

O copy precisa tratar a dor, mostrar para a sua persona o que acontece de ruim (seu produto ou serviço consegue tratar este “ruim”) e desta forma emocionar o seu público.



3º. Tudo tem a hora Certa

Momento certo - copy

Não se apresse em falar do seu produto. Envolva o leitor, trabalhe a dor, apresente soluções, dê exemplos e, se necessário, conte uma pequena história. Quando ele estiver envolvido e emocionado, apresente a “sua” solução como a mais viável.


Como já dissemos, nem todos os copy's são produzidos para levar seu respectivo leitor à uma compra, à uma conversão. Muitas vezes, e dependendo do produto ou serviço, ele simplesmente terá o papel importantíssimo de educar sua persona.



4º. Foque na Atenção do seu Leitor

atenção do leitor - copy

Um bom copy precisa entreter, precisa fazer com que seu leitor queira ler tudo até o final, até onde você apresenta a solução, seus produtos/serviços e valores. Tudo que você escrever no copy precisa manter a atenção constante de quem está lendo.



5º. Conhecendo bem sua Persona

Conheça a persona - copy

Como manter meu leitor atento ao meu copy e usar os gatilhos certos? A resposta é simples: conhecendo sua persona.



6º. Tudo Leva à Ação

Ação e conversão - copy

Você vai usar, em seu copy, muitos verbos de ação. Todo copy, de uma forma ou de outra, complementa uma chamada para a ação por parte do leitor, seja a de comprar, seja a de um download para um e-book e captação de leads, seja a de receber um e-mail explicando melhor o assunto.



7º. O Poder da Comprovação

Poder da comprovação - copy

Tudo que você fala ou escreve, se tiver uma comprovação válida, tende a ter mais consistência e poder de convencimento. As pessoas, naturalmente, tendem sempre a confiar mais em números, estatísticas, pesquisas e estudos comprobatórios.


Assim, em seu copy, use esta arma a mais para convencer seu leitor/público.



8º. O Poder dos Gatilhos

Gatilhos mentais - copy

Eles geralmente ficam bem escondidos, para um público leigo. Para quem é copywriting e/ou profissional do marketing, eles são notados logo na primeira leitura. Mas o que são, afinal, os gatilhos mentais?


Como o nome já diz, são gatilhos e, portanto, disparam para uma ação, levam à uma ação. De uma forma simplificada, tem como principal função convencer o seu público consumidor a realizar uma ação, isto em poucas palavras.


Este gatilho vai afetar diretamente o mental/emocional de quem está lendo. Para entender melhor, veja alguns exemplos:


  • Este preço é por tempo limitado. Então corra, ou você vai ficar sem o seu...

  • Você sofre com diabetes? Então, confira esta mensagem...

  • Dê um up em sua vida profissional com essas dicas incríveis...

  • Faça seu cadastro e ganhe um e-book exclusivo...

  • Eu sei que você não tem muito tempo para malhar, mas...

  • Só restam 5 vagas, então, corra para garantir a sua...

  • Ainda não tem um carro próprio? Então, saiba agora como conseguir o seu...

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page