top of page
  • Foto do escritorSamir Dos Santos Teixeira

Os Avanços Tecnológicos no Período de Pandemia


Durante a pandemia, a tecnologia tem ocupado um papel fundamental nas empresas e nos negócios de uma maneira geral e vem avançando rapidamente. Você sabe exatamente onde estão estes avanços e como fazer bom uso deles?


Em meio a todo o mal causado pela pandemia do COVID-19, podemos identificar ao menos uma coisa boa: a tecnologia avançou, de forma rápida e efetiva. Além disso, ela vem ajudando e muito as pessoas a passarem por este período conturbado e a própria economia de uma forma geral.


Sabemos que muito dessa tecnologia toda já existia e já era aplicável em diversos países, mas o Brasil caminhava a passos lentos e para muitas pessoas usufruir dos benefícios tecnológicos ainda era um verdadeiro tabu, principalmente em relação ao consumo pela web, por exemplo.


Mas o que de tudo isto vai ficar no pós-pandemia? Onde e como você pode fazer uso desta tecnologia a seu favor e a favor do seu trabalho? Quais as principais mudanças identificadas pelo uso da tecnologia? É o que você vai descobrir neste post. Acompanha.




Quais os Avanços Tecnológicos Impulsionados pela Pandemia?

Alguns destes avanços são rapidamente identificáveis, como o uso em maior escala do home office, compras online, entre outros. Mas existem alguns que não são tão perceptíveis pela maioria das pessoas.


A boa notícia é que provavelmente a maioria destes “avanços tecnológicos” vieram para ficar, indefinidamente. Confira agora os principais:


· O Home Office

O home office já vinha sendo uma realidade para muitas empresas, principalmente as de maior porte. No entanto, mesmo nestas, ele ainda gatinhava.


Hoje sabemos que o trabalho, principalmente o administrativo, não requer um chefe do lado ou muitas vezes o próprio dono para ser executado. Desta forma, ele se tornou, inicialmente por necessidade das empresas, uma solução mais que perfeita para as organizações e que ainda indica boa redução de custos para estas.


· Atendimento Médico Virtual

Claro que há um ano e meio atrás, aproximadamente, isto era quase que impensável. Todavia, hoje se tornou uma realidade e com resultados efetivos e satisfatórios.


Tanto que a chamada telemedicina foi aprovada pelo CFM - Conselho Federal de Medicina, primeiramente em caráter excepcional durante o período de pandemia, mas obviamente, pelos próprios resultados, tem boas chances de continuar, em menor escala talvez, no pós-pandemia.


Com isso, a telemedicina passa a ser exercida como uma forma principalmente de orientação, encaminhamento e monitoramento de pacientes em comorbidades diferentes. É usada também para a troca de informações entre médicos, outros médicos e pacientes, como forma de auxiliar nos diagnósticos.


· O Cruzamento de Dados

Por conta do próprio avanço do vírus COVID-19, a testagem e rastreamento do mesmo no maior de número de casos possíveis foi recomendado pela própria OMS – Organização Mundial da Saúde, no intuito principal de que pessoas infectadas pudessem ser isoladas.


Para que isso ocorra, é necessário o cruzamento de informações em uma base específica de dados da Saúde. A China foi a pioneira nesse tipo de tecnologia, cruzando eficazmente informações dos casos de contaminação com as de lugares onde pessoas infectadas estivessem.


· Lojas Virtuais e E-commerces

Indiscutivelmente o uso da tecnologia nestes segmentos aumentou vertiginosamente, não só no Brasil, influenciando até mesmo na forma de consumir das pessoas.


Claro que empresas de diversos nichos de mercado tiveram que se adaptar rapidamente, para suprir toda esta demanda de consumidores que já não buscavam seus produtos ou serviços em suas respectivas lojas físicas.


Outros segmentos como infoprodutos, afiliados, dropshipping, marketplaces, etc., também foram igualmente impulsionados, seja pela necessidade econômica das pessoas, seja porque se mostram como uma ótima oportunidade de negócio.


· Armazenamento em Nuvem e IA – Inteligência Artificial

Apesar desses dois itens não estarem necessariamente interligados, nunca se falou e seu usou tanto os recursos de armazenamento em nuvem e inteligência artificial.


Ferramentas tecnológicas importantes como a IA - Inteligência Artificial, Big Data, computação em nuvem e o IoMT - Internet das Coisas Médicas são apenas alguns dos muitos recursos que podem e estão sendo utilizados para encontrar maneiras diferentes de tratamento médico e também de evitar a propagação viral, ampliando a informação da população.




Todos Estes Avanços Tecnológicos Vieram Mesmo pra Ficar?

Não se sabe exatamente como estará o mundo depois que o COVID-19 for erradicado. Entre tantas inovações percebidas, novas questões sobre ética, segurança da informação, legislação e privacidade surgem e precisarão ser amplamente discutidas.


Quase que em paralelo, novas demandas tecnológicas também surgem a todo instante, o que mostra que toda esta tecnologia já está pura e simplesmente preparando o mundo para futuras e definitivas transformações.


Tudo acontece muito rápido, a todo instante. Até mesmo a informação, nos dias de hoje, é questionada, com a presença quase que constante das incômodas fake news.


A segurança também é colocada à prova, com uma maior visibilidade de hackers, invasões de sistemas, comprometimento de dados pessoais, entre outros.


Mas tudo isto faz parte das mudanças e toda mudança requer um período notório de adaptabilidade. Fato é que a maioria destes recursos tecnológicos provavelmente vieram sim pra ficar e a tendência, pela própria demanda e necessidade que se apresenta, é de crescer cada vez mais.


O marketing digital também tem um papel fundamental nisso tudo e é fácil de se entender o porquê: cada vez mais empreendedores e empresas de vários segmentos de negócio querem se destacar. É o famoso “aparecer na frente”, porque se conseguirem isso, têm melhores chances de alavancarem seus negócios.


E não há outra forma de se “destacar”, neste mundo tecnológico e virtual, que não seja pelo bom uso das ferramentas do marketing digital que, claro, também teve que se adaptar: conteúdos mais fortes, ferramentas mais precisas, estratégias melhor elaboradas, entre tantas outras mudanças.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page