top of page
  • Foto do escritorSamir Dos Santos Teixeira

Porque o PIB é Importante Para o Meu Negócio?


O que é o PIB

O mercado econômico se utiliza de diversos termômetros que visam avaliar e indicar a quantas andam a economia do país e o PIB é um dos mais importantes deles, estando diretamente relacionado à saúde financeira de um país. Você sabe exatamente o que é o PIB?

É comum ouvirmos nos principais jornais, online e em TV’s abertas, informações sobre bolsa de valores, valor do dólar e também sobre o PIB, que pode estar indo bem ou mal. Felizmente o PIB brasileiro cresce 1,2% no 1º trimestre de 2021, voltando ao patamar pré-pandemia. (Fonte: Economia.UOL)


Mas o que, verdadeiramente, representa esta informação para você, pessoa física e principalmente a jurídica, que tem um negócio próprio? Com um PIB maior ou menor, qual será a influência disso para você que tem sua pequena, média e até grande empresa?


Pode parecer que não, mas tem muita influência! Vamos entender melhor o que é este tal de PIB?




PIB: O que ele é?

Desde os tempos de escola, soubemos que o PIB é o Produto Interno Bruto de um país, mas o que isso significa na prática? Uma grande parte do que todas as pessoas consomem é levada em consideração na hora de se fazer o cálculo do PIB.


E porque este índice é importante? Porque ele é a forma mais efetiva de se calcular a atividade econômica de uma determinada região. Entende-se como “região” um município, Estado ou até mesmo o país inteiro.


O cálculo se baseia na oferta e na demanda dos bens e serviços desta região. Já neste ponto, é possível entender sua importância, no que diz respeito às condições econômicas de um município, Estado ou país.



Como o PIB é Calculado?

O PIB visa medir apenas bens e serviços finais, ou seja, o produto/serviço entregue ao consumidor final, inclusive considerando também o preço que chega a este consumidor.


Se estamos falando de consumidor e preço final, é possível entender que os impostos já estarão embutidos nestes produtos e serviços. Exatamente por esses motivos, o PIB não é o total da riqueza que existe em um país.


Conclusivamente, entende-se ainda que o PIB é na verdade um indicador importante de todo o fluxo de bens e serviços finais novos que foram produzidos durante um determinado período.


E se neste mesmo período não houver nenhuma produção? Neste caso, o PIB será nulo. Seu cálculo se utiliza de diversos dados, como pesquisas do IBGE e de muitas outras fontes externas. Confira quais são as principais delas:


  • Balanço de pagamentos do BC (Banco Central);

  • Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA);

  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).


O IPCA é considerado um dos principais índices para se medir o nível de inflação do Brasil. Em outros países, os índices são basicamente os mesmos, com nomenclaturas diferentes. Alguns podem considerar alguns índices a mais ou mesmo a menos.


A periodicidade de avaliação do PIB no Brasil é trimestral e anual e seus respectivos resultados serão comparados com o trimestre ou o ano anterior. Através desta comparação, é possível então se chegar ao número correspondente que irá indicar ou não um crescimento econômico do Brasil.


Por isso ele é uma das principais referências mundiais para se entender se a economia de um país vai bem ou não. Como você, que avalia se a sua economia familiar ou empresarial vai bem, o PIB represente esta mesma análise.


O índice do PIB não é só importante por determinar como a produtividade do país variou durante o período, ou para comparar com as economias de diferentes países. Ele ainda consegue indicar o chamado "PIB per capita", que é a divisão do total pelo número de habitantes do país.


Para se fazer os cálculos dos bens e serviços no PIB, utiliza-se a seguinte fórmula:

PIB = CF + IP + GG + BC


CF = consumo familiar

IP = investimento privado (gastos das empresas do país)

GG = gasto do governo

BC = balança comercial (que são as exportações e importações)


Nestes cálculos estão todos os dados estatísticos de diversas empresas, pessoas físicas, investimentos públicos/privados, além das importações e exportações realizadas no período considerado para comparação.


E quem é o responsável, no Brasil, por estes cálculos? É o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que todos nós conhecemos bem.




Porque o PIB é Tão Importante?

Se você tem um negócio, você precisa estar antenado sobre como o consumo e a demanda está representada em sua região, independentemente se você comercializa serviços ou produtos.


O valor absoluto do PIB e a sua taxa de elevação servem como um importante referencial do desempenho econômico do país, mas não representam uma medida de nível de desenvolvimento do mesmo.


Isso porque, apesar de considerarmos que o crescimento da economia seja base para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, de um modo geral, o resultado do PIB não é uma condição suficiente para determinar o desenvolvimento ou não de um país.


Este desenvolvimento, na verdade, está diretamente associado à maneira como os frutos do crescimento estão distribuídos na sociedade e aos impactos positivos que manifestarem no ambiente como um todo.


Conclusivamente, a importância do PIB está diretamente relacionada a investimentos, projeções futuras (macro e micro economias), níveis de consumo e até da estabilidade (ou não) da economia do país.


Por esse motivo, ele pode influenciar tomadas de decisão tanto por parte de pessoas físicas como jurídicas. Se o PIB é positivo e demonstra crescimento, isto é um bom sinal para investimentos e projeções econômicas positivas.


Mas vale uma ressalva: antes de ampliar sua empresa, investir seu dinheiro ou outros tipos de considerações positivas para você e/ou seu negócio, você precisa observar outros índices e projeções nacionais somo SELIC, inflação, perspectivas econômicas, entre outras.


Repetindo: o PIB sozinho não representa uma medida totalmente assertiva do nível de desenvolvimento econômico de uma país.



Deixe seu comentário: se gostou, se não gostou, se tem dúvidas e aproveita para compartilhar este conteúdo, pois pode ser útil para mais alguém.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page