top of page
  • Foto do escritorSamir Dos Santos Teixeira

Será que Tenho o Perfil Certo Para ser um Empreendedor?


empreendedorismo

Decidi meu futuro profissional: quero ser um empreendedor de sucesso e ganhar muito dinheiro. Mas será que tenho o perfil certo para ser empreendedor? Qualquer um pode se tornar um empreendedor?

Decidir ser um empreendedor em terras tupiniquins já pode ser considerado como um grande desafio: muita burocracia, crises econômicas e políticas, alto custo de insumos e tantos outros entraves que precisarão ser vencidos.


No entanto, muita gente enche o peito e decide lutar por seus ideais que, no caso, é ter seu negócio próprio e que seja promissor e altamente lucrativo. Até aí, tudo bem, existem dicas e orientações muito importantes para driblar com sucesso todos estes possíveis perrengues do empreendedorismo brasileiro.


Mas para ser um empreendedor de sucesso preciso ter um perfil específico, ou qualquer um pode se tornar um empreendedor?


A palavra correta não seria “perfil” pura e simplesmente e sim um conjunto de características que um empreendedor precisaria ter para indicar o seu “perfil de atuação”, bem como a sua trajetória de sucesso em seu negócio.


Vamos entender melhor o que quer dizer tudo isso?




Pensemos Bem: O que é Ser um Empreendedor?

Diferentes motivos podem levar uma pessoa a querer ser um empreendedor, a optar pelo empreendedorismo como profissão e realização profissional e financeira: uma ideia inusitada, talento ou capital para investimento, desemprego, oportunidades, entre outros.


Independentemente da motivação, arregaçar as mangas e empreender não é apenas uma ação prática e executável: há muito de realização pessoal nisso, criatividade, poder de criação e desenvolvimento, além de ideias, muitas ideias.


A base de um empreendedorismo é, segundo o economista austríaco Joseph A. Schumpeter da década de 1940:


“...processo de destruição criativa, baseado no desenvolvimento do novo e destruição do velho...”


É aqui que nasce a ideia também de construir “diferenciais” para o negócio, tão importantes para gerar valor e trazer mais consumidores para o seu produto ou serviço. E todo novo empreendedor, de um modo ou de outro, já nasce imaginando o que poderia fazer de diferente para inovar no seu negócio.


E sempre há o que fazer de novo? Pensemos em uma barraquinha de cachorro quente, o que há pra fazer de novo em um sanduiche básico de pão com salsicha + molho? Muita coisa:


  • Temperos personalizados para molhos e adornos;

  • Um ambiente diferenciado para esta “barraquinha” de cachorro quente;

  • Formatos diferentes do sanduiche e novos ingredientes que agreguem valor ao mesmo;

  • Cores, imagens e itens que gerem mais conforto para quem come nesta barraquinha de cachorro quente, entre tantas outras ideias possíveis.

Viu! Não se trata apenas de uma barraquinha de cachorro quente, é a “sua” barraquinha de cachorro quente e ela deve ser única, sempre.




Quais as Características que um Empreendedor Deve Ter?

O espirito de empreendedor pode ser considerada como a principal característica que qualquer pessoa que pensa em empreendedorismo precisa buscar ter. E o que compõe este “espírito” de empreendedor?


Podemos defini-lo como sendo a grande capacidade de inovar e buscar sempre soluções diante dos diversos problemas que podem vir a surgir. Aliás, pensar e agir dessa forma é um comportamento constante na vida de todo e qualquer empreendedor.


Se você é músico e for se apresentar em uma orquestra, por exemplo, dificilmente haverá fatores externos suficientes que possam vir a atrapalhar a sua apresentação e a de outros músicos nesta orquestra.


No caso de um empresário empreendedor, “fatores externos” é uma constante em seu dia a dia e sempre precisarão ser superados. Com raras exceções, nunca um dia é igual ao outro na vida de um empreendedor.


Sejam perrengues que precisarão ser superados, crises econômicas, novos impostos, redução de custos, inovações tecnológicas necessárias, novas políticas da região onde atua e que merecem adequação, processos de marketing para procurar novos mercados e mais vendas, entre tantos outros.


Mesmo considerando uma empresa já consolidada, o espírito empreendedor ainda conseguirá enxergar nas necessidades das pessoas oportunidades para continuar neste crescimento ou solidificar mais ainda o negócio.




Consigo Desenvolver este Espírito Empreendedor?

Sim, de certa forma sim, porque diferentemente de um dom, que nasce implícito na pessoa, o espirito de empreendedor tem tudo a ver com muito planejamento, disciplina e resiliência.


Para tanto, conhecimento e experiência no negócio que será empreendido são fundamentais, para que você possa traçar metas atingíveis e busca-las com maior precisão e menor esforço.


Esses são, basicamente, os pontos primordiais para que você possa traçar objetivos claros de curto e longo prazo e desenvolver bem este seu espírito de empreendedor.




Quais as Principais Características de um Empreendedor?

É preciso deixar claro que ser empreendedor não está diretamente relacionado com dom. Claro que uma pessoa que tenha maior facilidade de comunicação, pode se dar melhor ao vender alguma coisa; outra que seja bom com cálculos, vai conseguir negociar melhor, por exemplo.


No entanto, perceba que, seguindo estes dois exemplos acima, todo empreendedor vai precisar, basicamente, “vender e negociar” ao mesmo tempo. Assim, dons podem ajudar aqui ou ali, mas eles não serão pontos cruciais para ser um empreendedor de sucesso.


Confira as principais características desejáveis em um empreendedor:


1. Iniciativa

Esta característica pode ser considerada óbvia, mas como saber se estou tendo as iniciativas certas? Perder o medo de empreender e sair do comodismo é um bom começo. Muitas vezes não há uma determinação precisa do certo ou errado, quando se trata de iniciativa.


Isso você só saberá quando colocá-la em prática. Por isso sua iniciativa precisa de muito planejamento, conhecimento que promova embasamento e estratégia para execução.


2. Persistência (ou Insistência)

Aprender com os próprios erros pode ser considerado sempre como uma meia verdade. Isto significa que você não precisa, necessariamente, errar para aprender. Mas o erro faz parte de todo e qualquer processo e, se vier, é preciso persistir e aprender com ele.


Desistir com pequenos fracassos vai levar você à um grande fracasso.


3. Planejar, Sempre

Tudo que fazemos na vida requer planejamento. Mesmo o simples ato de comer ou beber água, exige um planejamento antes: qual prato você irá preparar ou em qual restaurante almoçar? Quero beber água gelada, onde gelar esta água e por quanto tempo para chegar na temperatura que desejo?


Para empreender não seria diferente e aliás é uma base importante para o sucesso do seu negócio. Não economize tempo neste planejamento e aprenda com os resultados, que precisam ser visualizados e acompanhados constantemente.



4. Muita Autoconfiança

Não confunda autoconfiança com coragem. Autoconfiança precisa de embasamento, conhecimento, determinação e resiliência. Se você não tiver estes ingredientes básicos, você só terá coragem e confiança de que dará certo e só isso nem sempre é o suficiente para o sucesso.


5. Poder de Liderança

Porque preciso pensar em ser líder se vou trabalhar sozinho, se vou ser um empreendedor que trabalhará, pelo menos no início, sozinho? Porque se você é um empreendedor individual, em algum momento com certeza precisará ter uma equipe de trabalho para gerir.


E ser líder não é ser “chefe”. São funções distintas: o chefe apenas manda, o líder direciona ações de sua equipe para a obtenção de um ou vários resultados. E liderança pode e deve ser desenvolvida. Há muita literatura importante sobre o assunto na internet, vale a pena dar uma lida.



6. Ter Visão Empreendedora

Este item se parece muito com o espírito empreendedor. O objetivo principal aqui é conseguir transformar qualquer ideia em negócio. Geralmente, pessoas com essa mentalidade conseguem agir mais rapidamente, tirar do papel e colocar em prática tudo que foi planejado com maior rapidez e eficiência.


Exemplos são bons e devem ser observados, mas exemplos são exemplos e, por serem assim, podem ser alterados e servirão apenas para embasar a sua ideia original. Isto é ter visão empreendedora. Lembre-se da barraquinha de cachorro quente.


7. Conhecimento e Capacitação

Lembre-se do velho ditado que diz: conhecimento é poder! Se você pretende ser um empreendedor, não existe metade de uma ideia, não existe conheço um pouco ou acho que sei como funciona.


Conhecer e principalmente dominar o assunto é fundamental para que você consiga obter sucesso naquilo que está empreendendo e, neste ponto, a capacitação profissional é um dos mais importantes diferenciais competitivos.


Mesmo que seu principal produto seja um sanduiche de cachorro quente, você precisa de conhecimento suficiente sobre ele, formas de vender, o que seu público alvo procura e espera de um cachorro quente e muitas outras informações pertinentes.




Não Há Solução Mágica

Não procure por soluções mágicas que venham a solucionar todos os seus problemas e uma mesma solução que foi boa para um concorrente, por exemplo, pode não ser para você também.


Por isso, foque nestas 7 características e tire o melhor de si mesmo. Não inicie um negócio pensando apenas nos lucros que você obterá com ele, mas sim pensando em uma realização de sucesso mesmo, em vencer desafios, em acreditar em si mesmo e em crescer pessoal e profissionalmente.


Para mais conhecimentos e aprofundamento na matéria, confira alguns artigos úteis AQUI e tire suas próprias conclusões.



Gostou deste post? Se foi útil para você, aproveita e compartilhe com mais alguém, porque pode ser útil para ele (ou ela) também.

E deixe seus comentários, dúvidas, sugestões ou críticas.

Tudo será muito bem-vindo e prometo responder o mais rapidamente possível.

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page