top of page
  • Foto do escritorSamir Dos Santos Teixeira

As Tendências que Vão Gerar Impacto de Negócios até 2025


Novas Tecnologias

Quando falamos em transformação digital, logo lembramos dos novos recursos digitais que vêm sendo utilizados nos últimos tempos e isto é notado por todos, mas esta transformação só é efetiva quando gera impactos de negócio desde o seu início.

É mesmo difícil identificar um ponto de início de uma transformação digital. Ela acontece em diferentes segmentos e se apresenta de diferentes formas: novos recursos online, novas tecnologias, novos equipamentos e tantos outros.


Mas para intitularmos como “transformação digital” é preciso que esta tenha impactado de alguma forma os negócios e a maneira como estes estão sendo feitos.


Em outras palavras, quando traz resultados velozes, eficazes e que realmente mudem o dia a dia de uma organização de forma mais consistente, fazendo com que esta se torne mais ágil e efetiva em suas entregas de valor, seja para seus clientes, seja em seus próprios resultados positivos de negócio.


E o que está por vir? É possível mensurar isso, já agora, neste momento de crise econômica por conta da pandemia? Seja como for, é importante atentar-se à estas novas tendências, para se adequar da melhor maneira às mesmas. Acompanhe.




Os Novos Modelos de Negócio e Disrupção

Disrupção é a interrupção do curso normal de um processo. Quando falamos em tecnologia, isto é muito fácil de acontecer e já aconteceu diversas vezes no passado, inclusive.


Como o uso da tecnologia vêm crescendo exponencialmente nos últimos tempos pela maioria das empresas (de pequeno, médio e grande portes), paralelamente surgiram ferramentas diferenciadas e novos modelos de negócio considerados disruptivos.


O foco no momento, em diferentes visões de negócio, é entregar valor aos consumidores e em uma velocidade jamais vista ou experimentada antes. Isto vai deste a opção de compra (em uma das pontas) até toda a logística de entrega (na outra ponta).


Em toda esta linha temporal imaginária, a tecnologia atua efetivamente e em larga escala. Isto, para muitos nos dias de hoje, é absolutamente transparente, mas se elencarmos um passo a passo, veríamos que este simples processo de compra e entrega não funcionaria se não houvesse a tecnologia.


Como exemplo, basta imaginar o clique do mouse de um consumidor ao tocar da campainha em sua casa para recepcionar o produto adquirido: muita tecnologia envolvida, não é mesmo?


Mas estamos falando de futuro e a forma como você vê uma loja física nos dias de hoje, muito provavelmente, não será a mesma em 2025. Tomemos por exemplo as experiências em Realidade Virtual (RV): este recurso tecnológico se tornará cada vez mais comum, com a inclusão de robôs em diversos atendimentos diferentes.


Portanto, o momento de ruptura provavelmente já está ocorrendo, onde aquela imagem de um caixa passando suas compras vai extinguir-se ao longo dos anos. Isto, inclusive, já é notado hoje em alguns segmentos, onde mesmo no offline, o online está presente, facilitando a vida das pessoas e dos negócios.




Os Recursos de Voz Cada Vez Mais Presentes

Sem dúvida alguma, uma das maneiras de tornar a experiência de consumo mais amigável ainda é usar os diferentes recursos de voz. É possível afirmar até que a “voz” já não é uma tendência e sim uma realidade.


Um exemplo prático é um antigo sonho de controlar as luzes, portas e aparelhos eletrônicos de sua casa apenas com comandos de voz que já se tornou realidade nos dias de hoje, lembrando ainda que esta tecnologia é totalmente acessível.


A nível de negócios, aposta-se nesta mesma direção: uma nova era screenless (sem usar uma tela de computador, por exemplo), onde seu único esforço para fazer uma compra será o de dar alguns simples comandos por voz e pronto.




O Downgrading

Processos, produtos e serviços mais simples, rápidos e eficientes. Esta premissa deve estar cada vez mais presente no dia a dia quando caminhamos até 2025. É o famoso “menos é mais” que se evidencia cada vez mais e quem não seguir nesta linha, pode estar fadado ao fracasso.


Já hoje, o simples e eficiente está dando lugar, na preferência dos consumidores mundo a fora, ao excesso de novidades que acabam complicando e apresentando soluções menos eficazes.


Vamos direto ao ponto: soluções mais práticas e eficientes, mas não com menos tecnologia.




A Presença do Ser Humano

Tanta tecnologia, tantos recursos disponíveis, é de se imaginar que a presença do homem passa a ser desnecessárias em diversos processos, mas esta compreensão está errada.


O ser humano está sendo cada vez mais solicitado e exigido no que tange a análise de dados, contextualização de informações e na criação do novo. O ditado que diz “o que seria do homem sem a tecnologia” está cada vez mais sendo substituído pelo “o que seria das novas tecnologias sem o homem”.


Aliás, diga-se de passagem, o profissional do futuro precisa estar alinhado com a tecnologia. Uma pesquisa de 2019 do SENAI identificou 30 profissões que vão surgir com a Indústria 4.0, evidenciando a relação entre as novas ocupações e as mudanças tecnológicas. (G1.Globo)




Falando em Novas Tecnologias

2025 está bem longe, o que será que ainda tem de novo pra acontecer, tecnologicamente falando? Para imaginarmos o novo, basicamente, nos utilizamos do que já temos hoje, que tende a se aperfeiçoar, a se auto melhorar. E, diga-se de passagem, 2025 não está tão longe assim.


Podemos sinalizar, a princípio, 3 tecnologias que, por tendência natural, tendem a se auto revolucionar: a Inteligência Artificial (IA), a Análise Aumentada (Augmented Analytics) e o Blockchain, que vem se apresentando cada vez mais presente como uma realidade a ser observado.


Mas o que estas tecnologias podem impactar o meu dia a dia, afinal? Muito, pois se falamos em tendência, o uso destas tecnológicas estarão cada vez mais presentes em seu dia, se já não o estão.


Falando rapidamente de cada uma delas, a IA – Inteligência Artificial era motivo de filmes de ficção até pouco tempo atrás, mas acredite, já é uma realidade aplicável.


De uma forma bem simples de explica-la, trata-se de uma tecnologia que aprende dia após dia e passa a executar tarefas a partir deste aprendizado e a computação em nuvem tem ajudado muito a chamada “democratização” do seu uso.


A IA é totalmente aplicável, por exemplo, na robótica, visando facilitar nossas vidas e gerando novos negócios em diferentes setores. Muito futurista esta ideia? Nada disso, já está disponível nos dias de hoje e também acessível. Se quiser saber mais sobre esta tecnologia, clique AQUI.


A Análise Aumentada (Augmented Analytics) já é uma tecnologia que consegue unir todo o poder da Inteligência Aumentada com o do Machine Learning, visando transformar a maneira como as análises de dados são feitas pelas empresas. Mas o que seria isso, afinal?


Captar, usar e manipular dados é um fator relevante por parte de todas as empresas, independentemente do porte destas. Por meio desta tecnologia, as empresas estão conseguindo tratar e separar seus dados de uma forma muito mais inteligente, gerando informações disponíveis para serem imediatamente compartilhadas.


O Gartner, empresa que desenvolve tecnologias relacionadas a introspecção, estimou que os profissionais que manipulam dados utilizam cerca de 80% de seu tempo apenas reunindo, preparando e limpando dados e com o uso desta tecnologia conseguirá fornecer análises bem mais avançadas e rápidas, atuando em conteúdos mais relevantes aos negócios.


Por último não poderíamos deixar passar o Blockchain e as criptomoedas, uma realidade presente já na vida de muitas pessoas em todo o mundo.


Em tese, o Blockchain nada mais é do que uma imensa cadeia de blocos armazenada em um banco de dados específico e descentralizado que é capaz de guardar registros de inúmeras operações de maneira permanente, totalmente inviolável e sequencial.


Esta imensa cadeia de bloco funciona mais ou menos como um grande livro distribuído na rede, completamente imutável e absolutamente livre de fraudes. Se quiser saber mais sobre esta tecnologia, clique AQUI.


Existem muitos avanços tecnológicos percebidos desde o surgimento da pandemia causada pelo COVID-19 e é importante também que você os conheça bem.


A tecnologia faz parte hoje da vida de praticamente todas as pessoas, em todo o mundo. É difícil até pensar em alguém que não faça uso dos mínimos recursos tecnológicos existentes.




Consegue imaginar alguém? Comenta aqui embaixo👇

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page