top of page
  • Foto do escritorSamir Dos Santos Teixeira

Vai Empreender? Conheça o Método dos 5 Alvos para o Sucesso


empreendedor acertando o alvo

Ter um negócio próprio é o sonho de muitas pessoas, mas é preciso entender primeiro alguns conceitos e fatos sobre este mundo empresarial. Dicas simples e rápidas sobre o empreendedorismo podem sim fazer toda a diferença para o seu negócio.


Existe muita literatura que fala de empreendedorismo. A maioria lhe dá orientações que até são muito úteis. Mas na verdade, nem todas conseguem responder algumas dúvidas básicas de quem quer empreender, de quem quer montar um negócio próprio.


Entenda-se aqui que este “empreender” envolve muita coisa: determinação de empreender, receio ou medo dos desafios que virão, falta de informação ou informação incompleta, dúvidas e mais dúvidas sobre vários assuntos burocráticos e legais e, por fim, uma mudança drástica na vida desta pessoa.


Então, podemos concluir que para empreender não basta ter vontade: é preciso sim ter coragem. Aqui neste artigo, vou colocar 5 dicas simples, básicas e até repetidas, do tipo que você já leu em algum lugar.


Mas estas dicas representam a base para o começo do seu negócio. Se sustente nelas e tente aprofundar mais nos assuntos que lhe causam dúvidas ou que precise de maiores informações. Vamo junto!




Os 5 Alvos para o Sucesso do seu Negócio

1º. Conheça bem o Mercado Pelo qual Atuará

Como eu disse parece repetitivo: com certeza você já leu isso em outros tantos artigos e posts. Mas entenda a relevância deste item. Se você vai empreender, é de vital importância conhecer bem o mercado onde você atuará.


Se não for assim, você será uma lebre acostumada com a floresta sendo colocada no centro de uma grande metrópole: você sabe do que precisa fazer para sobreviver, mas não tem ideia de como conseguir.


E o que significa conhecer o mercado de atuação? Se você vai abrir um restaurante, por exemplo, precisa saber bem quais são os principais fornecedores, quais as oscilações deste tipo de empreendimento, se o seu tipo de restaurante cabe na região pretendida, questões legais de fiscalização e alvarás e muitos outros itens.


Mesmo para quem começa com um negócio digital, que aparentemente pode parecer mais fácil de início, precisa entender como se comporta o mercado relativo ao produto/serviço que vai comercializar, seus concorrentes, fornecedores, locais para vendas (e-commerces, lojas virtuais, etc.), conhecer um pouco mais de tecnologia entre outros tantos fatores para acertar o alvo!



2º. Errando que se Aprende

Eu não estou dizendo que você precisa, necessariamente, errar para ter sucesso e aprender...nada disso. Mas você não pode ter medo do erro. Se você tem convicção, conhecimento, determinação e ciência da realidade do nicho em que atua, não tenha medo de errar.


E se por um acaso acontecer o erro, ele vai ser muito produtivo a nível de conhecimento e vai responder pelo sucesso do seu negócio. Errar e aprender com o erro é acertar o alvo!



3º. Tenha tudo Legalizado

Um dos erros mais comuns para muitos empreendedores, principalmente para aqueles que tem um negócio digital, infoprodutos, etc., é pensar que podem deixar para depois a legalização de sua empresa.


Isto é um equívoco e dos grandes, podendo ser fatal para o seu negócio. Portanto, se vai empreender, cuide de toda a documentação de sua empresa, recolha os tributos exigidos por lei e fique de bem com os órgãos fiscalizadores. Legalizar é acertar no alvo.



4º. Divulgue Adequadamente seu Negócio

Não tem churumelas: se você não for conhecido, não vai vender nada! Tem empreendedores que pensam que simplesmente por terem um site na web ou uma faixa enorme na frente do seu estabelecimento bastam para conseguir mais clientes, mas não é bem assim.


Outros empreendedores, ao contrário, gastam uma fortuna em panfletos, projetos mirabolantes de marketing digital, controle de tráfego, turbinadas volumosas no Google e no Facebook acreditando que é este o caminho da divulgação e do sucesso, só que, igualmente, não é bem assim também.


Divulgar adequadamente o seu negócio precisa de um planejamento estratégico de marketing, independentemente se este marketing será pelos canais online exclusivamente ou não.


Tudo conta, desde o panfleto produzido e distribuído estrategicamente ao planejamento de marketing digital, produção de conteúdos, site e amadurecimento de sua marca. Entenda bem: estamos falando de “marca”, não dos produtos ou serviços que você vende.


A marca é sua empresa, o seu negócio. Se clientes confiam na sua marca, se gostam da sua marca, vão comprar com você, vão preferir sua empresa em detrimento aos seus concorrentes diretos.


E este planejamento não precisa ter, necessariamente, altos gastos, muito pelo contrário, o investimento é gradual e precisa de severo acompanhamento de resultados para dar certo. Fique atento para não errar o alvo!



5º. Seja Absolutamente Realista

Inovação, criatividade e brainstorming, tudo lindo e maravilhoso, mas não tire jamais seus pés do chão. Você como empreendedor precisa ter a máxima exatidão possível dos objetivos de seu negócio, pois é através desta ciência que você vai ter a motivação certa para crescer e acertar o alvo.


Isto vale inclusive para com as pessoas que trabalham com você, os seus colaboradores. Tendo ciência das reais características e resultados da sua empresa, você terá uma visão bem mais realista do seu negócio, evitando inclusive possíveis frustrações e agindo mais rapidamente frente às crises e problemas.


Se você precisar de maiores orientações sobre empreendedorismo, marketing, questões burocráticas, etc., para dar o pontapé inicial no seu empreendimento ou mesmo para aquecer o seu negócio atual, confira abaixo alguns links que podem ser muito úteis:


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page